Pular para o conteúdo

11 de setembro de 2008

1

Chegou o jingle do Waldir Pires!!!!

por cila schulman

* Pra quem não está acompanhando a conversa do título, é o seguinte: a minha cunhada Maria Augusta deixou um comentário aqui no blog há (bastante) tempos atrás e prometeu, sem ninguém pedir, que mandaria como contribuição o jingle da campanha de 1986 que elegeu Waldir Pires governador da Bahia.

* Aquela eleição de Waldir foi memorável por muitos motivos. O principal é que interrompeu, por um período, a hegemonia do carlismo na Bahia. Traduzindo: Waldir Pires, do PMDB, venceu Josaphat Marinho, do PFL, candidato do então mais do que mega poderoso senador Antonio Carlos Magalhães. Josaphat era apoiado ainda pelo governador João Durval, mas Waldir conseguiu fazer uma frente ampla de dissidentes, esquerdistas e outros menos votados mas ainda assim com votos e  chegou lá no Palácio de Ondina.

* Mas foi uma eleição importante também para o marketing político no Brasil. Porque foi a campanha de estréia do publicitário baiano Geraldo Walter, que montou uma estrutura profissional e inovadora para coordenar a comunicação. O modelo criado por Geraldo e sua equipe na eleição da Bahia pautou campanhas pelo Brasil afora e é seguido até hoje. Depois de Waldir, Geraldo fez a campanha de José Eduardo Santos em Angola, também histórica, a do presidente Fernando Henrique Cardoso em 1994, a dos governadores Jaime Lerner, do Paraná e Antônio Britto, do Rio Grande do Sul, só para citar algumas.

* Antes de virar uma Estrela Guia, Geraldo fez também o que na opinião de todos (dados do Ibope, Vox Populi e Datafolha) foi sua melhor criação nesta vida: nosso filho Felipe.

* Já tá achando este post nepotista demais? Me aguarde que tem mais.

* Então que a Guta, irmã do Geraldo e madrinha do Felipe, trabalhou naquela campanha e continua trabalhando em eleições até hoje. Perceba que é mal de família. E aí que depois de prometer o tal jingle aqui, ela foi abduzida por uma campanha municipal.

* E vamos logo desculpá-la pelo atraso no envio da missiva, pois ela não imaginou, nem eu, que a promessa do jingle do Waldir Pires seria mais cobrada que promessa de candidato à reeleição. Perdi a conta de quantas pessoas pediram, até imploraram, que a Guta mandasse com a máxima urgência (juro, pode checar nos comentários aí do lado direito do blog) o aguardado jingle. Mas ela estava ocupada na campanha e eu entendo disso, por isso preferi cobrar só um pouquinho, depois parei.

* Pois hoje recebo um carinhoso email do Celso Ricardi me enviando o jingle a pedido da Guta. Obrigada, obrigada, obrigada!

* Então, vamos lá, som nas caixas para o Jingle A Bahia vai Mudar, do candidato Waldir Pires.

Anúncios
1 Comentário Comente
  1. jan 22 2013

    Quero saber, quem escreveu o jingle?
    elmareli@ig.com.br

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: