Pular para o conteúdo

14 de outubro de 2008

Eleições: o medo e a esperança

por cila schulman

Se as churrascarias andam servindo sushi com picanha, quem há de estranhar um cardápio eleitoral que ofereça o medo e a esperança na mesma refeição?
O paladar da candidata Marta Suplicy (PT) certamente não, já que estes dois discursos tradicionalmente antagônicos foram apresentados juntos no  reinício de sua propaganda eleitoral na televisão neste segundo turno das eleições me São Paulo.
O aperitivo oferecido por Marta foi o novo velho slogan de Lula em 2006,  “A esperança vai vencer de novo”.
Já a entrada, preparada com o tempero de medo, foi inspirada na premiada receita da Folha de S.Paulo de duas décadas atrás, aquele comercial que mostrava como contar um monte de mentiras dizendo apenas a verdade. Em vez dos pontos pretos formarem o retrato de Hitler, como no filme original, a inserção publicitária de Marta revela o rosto de Gilberto Kassab (DEM) e uma interrogação que chega até a vida privada do adversário: “Kassab é casado? Tem filhos?”, questiona.
No programa, novamente o prato de resistência do PT veio ao molho do medo. Foi uma espécie de repeteco do primeiro programa do PSDB no segundo turno de 2002, quando a atriz Regina Duarte tentou salvar José Serra do tsunami de esperança causado por Lula.
A disseminação do terrorismo eleitoral já havia derrotado Lula em 89, 94 e 98, mas daquela vez a esperança venceu o medo, e o pavor externado pela namoradinha do Brasil foi em vão.
Agora Marta recorre à mesma tática. O próprio Lula disse hoje que o eleitor deve conhecer a vida dos candidatos antes de decidir o voto. O tom de ameaça coube ao locutor: “a Marta todo mundo conhece, o Kassab é uma incógnita”.
O maior problema de Marta, no entanto, é a rejeição dos eleitores que a conhecem. E como  ensina Maquiavel, em  “O príncipe”, “é melhor ser temido do que odiado” .

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: