Pular para o conteúdo

14 de outubro de 2008

Kassab aproveita vacilo de Marta e posa de vítima

por cila schulman

No esporte, como na campanha eleitoral, duas regras levam à vitória: não errar e saber aproveitar o erro do adversário.

Marta Suplicy (PT) cometeu um erro estratégico ao veicular um comercial que insinuava existir algum esqueleto no closet de Gilberto Kassab (DEM).

Esta noite, no programa de propaganda eleitoral na televisão, Kassab se vitimou do que considerou como golpe baixo da adversária. E não faltou quem jogasse pedra na Marta, dos eleitores à reprodução dos jornais que trouxeram matérias em que o presidente Lula e o ex-marido dela, o senador Eduardo Suplicy, condenam o ataque.

Essa história me fez lembrar uma campanha que fiz em 1994, no Paraná. Era o Yom Kipur, o Dia do Perdão, feriado religioso mais importante para os judeus, e os out-doors do ex-governador Jaime Lerner amanheceram pichados com frases anti-semitas. O resultado foi que o mundo artístico, intelectual e religioso desembarcou em Curitiba para um comício em favor da paz e em apoio ao candidato, que era judeu. Virou notícia nacional e deu-se a virada de Jaime sobre o senador Álvaro Dias, o então favorito da disputa.

O Geraldo Walter, que fazia parte da nossa equipe, morreu desconfiando de que eu mesma havia promovido os ataques, tão fundamentais foram para a nossa vitória. Óbvio que não fui eu, que também sou judia e jamais faria tal atrocidade. Mas que apesar de ter doído muito em nós, o erro dos adversários ajudou, ah, como ajudou.

No caso da campanha de São Paulo, Kassab já estava muitos pontos à frente de Marta nas pequisas de intenções de votos quando ocorreu o mal calculado movimento do PT, que teria como objetivo deixar o adversário nervoso no debate da Band. Quem acabou nervosa deve ter sido a equipe de comunicação de Marta, já que embora os ministros Dilma Roussef e Tarso Genro tenham aparecido hoje para dar apoio à candidata, o seu grande cabo-eleitoral, Lula, tomou doril e sumiu do programa dela.

Cila Schulman é jornalista e coordenadora de comunicação e estratégia de campanhas eleitorais.

(Publicado no Blog do Noblat).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: