Pular para o conteúdo

21 de outubro de 2008

Edição do debate da Record: firmeza X experiência

por cila schulman

Resultado do último debate da TV Record: Marta Suplicy (PT) tem mais preparo, conhecimento e experiência para vencer a eleição e Gilberto Kassab (DEM) é mais firme e equilibrado para ser reeleito prefeito de São Paulo.

Dividida ao meio, esta foi a versão das campanhas dos dois candidatos para o debate de domingo, tema que ocupou integralmente o programa de propaganda eleitoral na televisão ontem à noite.

A experiente e preparada Marta reproduziu no seu programa todo o conhecimento que mostrou no debate, fazendo um monólogo pasmo e indignado de questionamentos administrativos ao adversário. Marta só não falou de política, nem deixou Kassab falar uma palavrinha que fosse.

O programa do equilibrado Kassab foi, digamos, mais equilibrado. E também mais firme, vejam vocês. O candidato falou de política e da sua vida pessoal, assuntos que ele nunca havia abordado no horário eleitoral. Mas ainda sobrou tempo para muito mais contra-ataques à adversária, apresentada como insegura e nervosa no debate.

O marketing político ensina que o telespectador só sabe o que aconteceu em um debate quando alguém diz, depois, o que aconteceu no debate que ele assistiu ao vivo. É que este tipo de evento tem muito de sutileza e pouco de surpresas monumentais. Afinal, um candidato que chega a finalista, no mínimo já aprendeu o truque para enfrentar o adversário na televisão. Ali, não é lugar para amador.

O que muda de debate para debate e de candidato para candidato é a estratégia. A depender do que precisa resolver naquele momento de campanha, o candidato procura ressaltar determinados atributos posivos seus e outros negativos do concorrente.

Como aqui no Brasil está proibido por lei dar opinião sobre eleições na televisão, cabe à propaganda eleitoral fazer o que os spin doctors, os assessores contratados pelas campanhas americanas, fazem na mídia após os debates: dar sua interpretação dos fatos.

A conclusão é que firmeza X experiência foram as cartas colocadas na mesa por Kassab e Marta, ontem, para que o eleitor decida seu voto no próximo domingo. Façam suas apostas!

Cila Schulman é jornalista e coordenadora de comunicação e estratégia de campanhas eleitorais.

(Publicado no Blog do Noblat).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: