Pular para o conteúdo

24 de outubro de 2008

De olho na TV – A última carta de Marta

por cila schulman

Tomei um susto esta noite quando comecei a assistir o último programa de propaganda eleitoral na televisão de Marta Suplicy(PT). Depois de dias de pancadaria pesada contra o adversário, veio a calmaria, com trilha suave, despedidas singelas. Imaginei que a candidata optara por aliviar a imagem de agressiva na véspera da eleição. Até que..

Tudo voltou ao normal e Marta tirou o último coelho da cartola para tentar reverter seu destino eleitoral: as imagens do prefeito Gilberto Kassab(DEM) no descontrole emocional conhecido como o Caso Kaiser. Ou o caso do prefeito e o vagabundo.

O caso do publicitário Kaiser Paiva Celestino da Silva, que foi expulso de uma unidade de saúde pelo prefeito aos gritos de “vagabundo!” quando protestava contra o Cidade Limpa, projeto que proíbe publicidade externa na cidade.

O caso que marcou a imagem de Kassab, então um desconhecido, recém-empossado prefeito no lugar do governador José Serra.

Durante a campanha, Marta não usou o caso para não sofrer um revide: o conselho dela, ministra do Turismo, para os passageiros durante a crise aérea: o “relaxa e goza”. O escorregão de Marta foi em dezembro de 2007, o de Kassab, dez meses antes, em fevereiro. Os dois pediram desculpas. Os dois ficaram com estas imagens do passado a lhes ameaçar o futuro.

Ao final desta campanha municipal, graças aos acertos de seu marketing, Kassab conquistou a imagem de simpaticão, bonachão, equilibrado. Enquanto Marta só viu sua rejeição pessoal aumentar. Já está em 50% segundo o último Ibope, 10% a mais que o índice de rejeição do PT em São Paulo.

Assim, sem mais nada a perder, fora a eleição, Marta decidiu aproveitar a noite do derradeiro programa para baixar ainda mais o nível de sua campanha.

Como o caso Kaiser não é novidade, não deve alterar a decisão do eleitor domingo. Mas pode alterar o humor de Kassab no Debate da Globo, a esperança de Marta para tentar reverter sua anunciada derrota.

(Publicado no Blog do Noblat).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: