Pular para o conteúdo

26 de outubro de 2008

Base aliada de Lula governará 20 das 26 capitais do país

por cila schulman
Marcos Chagas e Iolando Lourenço
Repórter da Agência Brasil
Em Brasília

Os partidos da base aliada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vão comandar 20 das 26 prefeituras de capitais. O PMDB e o PT saem das eleições municipais com o controle de seis capitais cada, e o PSB, PTB, PP, PC do B e o PDT terão sob controle administrativo outras oito.Os aliados do governo não conseguiram, no entanto, o controle do maior colégio eleitoral do país. A prefeitura de São Paulo (SP) permanece com o DEM, com a reeleição de Gilberto Kassab, que recebeu o apoio do governador do Estado, José Serra (PSDB). A capital paulista soma 8.198.282 eleitores. Arte UOL

Os peemedebistas terão o controle de importantes capitais que têm mais de um milhão de eleitores, como o Rio de Janeiro (RJ), segundo maior colégio eleitoral do país, com 4.579.365 eleitores; Salvador (BA), que conta com 1.747.278 eleitores, e Porto Alegre (RS), que soma 1.038.885 eleitores.O PMDB também foi vencedor em Florianópolis (SC), Goiânia (GO) e Campo Grande (MS). As três cidades somam 1.629.128 eleitores.Nesse segundo turno, os peemedebistas disputaram, também, a prefeitura de Belo Horizonte, que é o terceiro maior colégio eleitoral do país, com 1.772.227 eleitores. No entanto, perderam para Marcio Lacerda, do PSB, candidato da aliança entre o governador Aécio Neves (PSDB) e o prefeito José Pimentel (PT).Os petistas, por outro lado, ganharam em Fortaleza (CE), Recife (PE), Porto Velho (RO), Rio Branco (AC), Palmas (TO) e Vitória (ES). As seis capitais têm 3.334.824 eleitores, sendo que Recife e Fortaleza têm colégios eleitorais com mais de 1 milhão de pessoas.

Além de Belo Horizonte (MG), o PSB também ganhou as prefeituras de João Pessoa (PB) e Boa Vista (RR). As três capitais contam com 2.361.096 eleitores.O PSDB administrará Curitiba (PR), Cuiabá (MT), São Luís (MA) e Teresina (PI). As quatro cidades somam 2.715.188 eleitores.O PTB ganhou duas prefeituras de capitais: Manaus (AM) e Belém (PA). Juntas, essas cidades somam 2.017.509 eleitores.O PV, o PP, o PDT e o PC do B vão controlar a administração de uma capital cada. O Partido Verde ganhou em Natal (RN), com 497.955 eleitores; o PP, em Maceió (AL), com 486.184 eleitores; o PDT, em Macapá (AP), com 211.160 eleitores; e o PC do B reelegeu Edvaldo Nogueira em Aracaju (SE), que tem 351.704 eleitores.Com as eleições em primeiro e segundo turnos, 18 dos 26 prefeitos continuarão à frente das administrações municipais. Esse número considera as eleições de Gilberto Kassab (São Paulo); Edvaldo Nogueira (Aracaju); Iradilson Sampaio (Boa Vista), que eram vices dos prefeitos eleitos em 2004 e assumiram o cargo com o afastamento dos titulares.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: