Pular para o conteúdo

26 de outubro de 2008

Kassab supera Serra em 2004; Marta perde eleitores

por cila schulman

THIAGO FARIA
colaboração para a Folha Online

O prefeito reeleito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), superou neste ano, em número de eleitores, o desempenho obtido pelo governador José Serra (PSDB) na disputa eleitoral de 2004. Na ocasião, Serra conseguiu 54,86% dos votos válidos, contra 60,7% do candidato do DEM na eleição de hoje. Ambos compunham a mesma chapa na disputa anterior, com Kassab como candidato a vice.

Em 2004, o tucano conseguiu 3.330.179 de votos, enquanto Kassab teve 3.790.558 dos votos em São Paulo neste ano. A diferença entre uma votação e outra é de 460.379 eleitores a mais para Kassab.

Considerando apenas os votos válidos –em que se excluem brancos e nulos–, o pleito deste ano teve 172.754 eleitores a mais escolhendo um dos candidatos. A diferença não altera o melhor desempenho de Kassab em comparação com Serra.

Já Marta Suplicy (PT), que disputou o segundo turno nas duas ocasiões, teve, neste ano, desempenho inferior ao apresentado nas eleições passadas. Na ocasião, Marta obteve 2.740.152 de votos, contra os 2.088.329 de eleitores que a escolheram na disputa de hoje. Ao todo, a petista perdeu 254.776 votos.

No primeiro turno, a petista já havia apresentado desempenho inferior ao que teve na disputa anterior, quando perdeu para a chapa formada por José Serra (PSDB) e pelo prefeito reeleito, Gilberto Kassab (DEM).

Em comparação com a porcentagem de votos válidos, Marta também foi pior. Em 2004, teve 45,14% dos votos na disputa contra Serra. Neste ano, obteve 39,3%.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: