Pular para o conteúdo

26 de outubro de 2008

1

Marcio Lacerda é eleito prefeito de Belo Horizonte

por cila schulman

Do G1, em São Paulo

Marilia Juste/G1

Marcio Lacerda (centro) com Aécio Neves (esq) e Fernando Pimentel durante a campanha eleitoral. (Foto: Marília Juste/G1)

O candidato Marcio Lacerda, do PSB, foi eleito prefeito de Belo Horizonte (MG) neste domingo (26), nas apurações do segundo turno. Ele teve 767,3 mil votos, o equivalente a 59,12%.

Leonardo Quintão, do PMDB, teve 40,88% dos votos (530,5 mil), segundo dados do TSE.

Veja os resultados do município

Marcio Araújo de Lacerda nasceu em 22 de janeiro de 1946, em Leopoldina, na Zona da Mata mineira, mas passou a infância e parte da adolescência na cidade de Inhapim, no Vale do Rio Doce. Formado em administração de empresas, ele é casado e tem três filhos.

Em 1975, ele criou a empresa Construtel, especializada na construção de redes de telefonia. Quatro anos depois, criou uma segunda empresa, a Batik, para a produção de equipamentos de telefonia.

Editoria de Arte/G1

Marcio Lacerda foi secretário-executivo do Ministério da Integração Nacional em 2003, na gestã do ministro Ciro Gomes. Entre abril de 2007 e maio de 2008, ele assumiu a gestão da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, cargo que deixou para concorrer nas eleições.

Lacerda exerceu ainda a presidência do Conselho de Industrialização de Minas Gerais e dos Conselhos de Administração da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), do Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Indi) e do Conselho Estadual de Geologia e Mineração (Cegem).

O nome de Lacerda como candidato do PSB à Prefeitura de Belo Horizonte foi costurado em uma aliança entre o governador mineiro, Aécio Neves (PSDB), e o atual prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel (PT).

No primeiro turno, Lacerda começou em posição intermediária nas pesquisas de intenções de voto, mas sua candidatura teve crescimento rápido após o início do horário eleitoral, em 19 de agosto. Ainda em agosto, segundo o Ibope , ele saltou para a liderança nas intenções de voto.

Na apuração do primeiro turno, Marcio Lacerda (PSB) obteve 43,59% dos votos válidos (549.131), menos de 30 mil votos de vantagem para Leonardo Quintão (PMDB), que recebeu 519.787 votos (41,26%).

1 Comentário Comente
  1. Parabens Belo Horizonte,vamos continuar e melhorar.

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: