Pular para o conteúdo

26 de outubro de 2008

Resultado surpreende em 5 das 30 disputas de 2º turno

por cila schulman

EDUARDO CUCOLO
RENATA GIRALDI
GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

Os resultados das eleições neste segundo turno surpreenderam em cinco de 30 municípios, em relação ao que mostravam as pesquisas de opinião realizadas até as vésperas das votações. Das 11 capitais, somente Macapá (AP) teve virada, com Roberto Góes (PDT), que derrotou Camilo Capiberibe (PSB), apontado como favorito. Houve surpresas também em Bauru (SP), Juiz de Fora (MG), Pelotas (RS) e Santo André (SP).

Em Bauru venceu Rodrigo Agostinho (PMDB), que derrotou Caio Coube (PSDB), enquanto em Santo André saiu vitorioso Dr. Aidan (PTB), que passou Vanderlei Siraque (PT). Já em Juiz de Fora o tucano Custódio Matos disputou voto a voto até o final.

Alex Almeida/Folha Imagem
Reeleito, Gilberto Kassab agradeceu governador José Serra por vitória
Reeleito, Gilberto Kassab agradeceu governador José Serra por vitória

Em Pelotas, Adolfo Fetter Jr. (PP) venceu Fernando Marroni (PT). Há quatro anos, Fetter substituiu o então prefeito de Pelotas, foi deputado federal por três mandatos e secretário estadual.

Dos 30 municípios em que houve segundo turno das eleições municipais, o PMDB e o PT foram os principais vitoriosos em termos numéricos.

A disputa apontada como emblemática pela oposição e aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, porém, era a prefeitura de São Paulo.

A parceria DEM e PSDB reelegeu o atual prefeito Gilberto Kassab, que venceu com ampla margem a petista Marta Suplicy. Durante a campanha, mesmo em viagem ao exterior, Lula ajudou a ex-ministra e já no Brasil, subiu ao palanque de Marta.

Em Belo Horizonte (MG), a inusitada parceria do PT e PSDB levou à vitória o empresário Márcio Lacerda (PSB), que derrotou Leonardo Quintão (PMDB).

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: