Pular para o conteúdo

27 de outubro de 2008

Analistas revelam técnicas usadas por Kassab

por cila schulman

LAURA MATTOS
da Folha

Gilberto Kassab, o vencedor em São Paulo, passou por intenso treinamento para aprender técnicas de comunicação para disputar sua primeira eleição majoritária.

A pedido da Folha, Villela da Matta, presidente da Sociedade Brasileira de Coaching, e a vice-presidente da entidade, Flora Victoria, analisaram fotos da campanha e cenas de Kassab em debates a fim de apontar os recursos corporais e verbais utilizados por ele.

“Kassab é introvertido. Ao longo da campanha, conseguiu se adaptar ao comportamento mais extrovertido, que é o do universo político. Uma mudança tão rápida exige preparo”, afirma Victoria.

Segundo Matta, o prefeito demonstra ser “do estilo que gosta de se preparar, é sistemático, metódico” e “esse temperamento abre as portas para o ‘coaching'”.

“É o tipo de pessoa que gosta de ouvir assessores. Não gosta de improvisar, prefere fazer a lição de casa.”

De acordo com os especialistas, os debates, especialmente os do final da campanha, deixaram claro o nível de treinamento do democrata.

“Ele usa várias técnicas. Uma delas é a da ressignificação. Diante de um ataque ou uma pergunta crítica, inicia a resposta com expressões como ‘foi bom você ter tocado nesse tema tão importante’ ou ‘estou absolutamente tranqüilo em dizer’”, explica Matta.

Não foi só o candidato que contou com assessoria de imagem. Sua equipe, de assessores “estrategistas” a visitadores que batiam nas portas pedindo votos, também passou pelo chamado “coaching”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: