Pular para o conteúdo

27 de outubro de 2008

Apenas 18 dos 85 deputados-candidatos conseguem se eleger

por cila schulman

colaboração para a Folha Online

O fim do segundo turno das eleições municipais deste ano confirmou o fraco desempenho de deputados federais que tentaram um cargo nas administrações municipais. Dos 85 deputados-candidatos que disputaram as eleições deste ano, segundo levantamento da Folha, 16 conseguiram se eleger com prefeito e outros dois como vice.

O PT, partido que mais reuniu congressistas como candidatos –17– foi também o que mais elegeu, com quatro prefeituras conquistadas: Guilherme Menezes, em Vitória (BA), Maria do Carmo Lara Perpétuo, em Betim (MG), Tarcísio Zimmermann, em Novo Hamburgo (RS) e Carlito Merrs, em Joinville (SC), que conquistou sua vitória no segundo turno.

O partido, no entanto, deve manter suas 79 cadeiras no legislativo federal. Apenas no caso de Maria do Carmo o possível suplente não é do próprio partido. A perda deve ser compensada pela suplência do deputado Renildo Calheiros (PC do B), eleito prefeito em Olinda (PE). O possível suplente é do PT.

No PSDB a situação se repete. O partido elegeu Sebastião Madeira em Imperatriz (MA) e, no segundo turno, conquistou a prefeitura de Juiz de Fora (MG) com Custódio Mattos.

No caso deste último a suplência deverá ficar com o DEM, mas o PSDB compensará assumindo a cadeira deixada por Djalma Berger (PSB), eleito em São José (SC). Com isso, o partido manterá seus 59 deputados.

Dos partidos na Câmara, além de PT, PSDB, PC do B e PSB –que também elegeu B.Sá em Oeiras (PI)– o PMDB, com dois, PR, com três, DEM e PDT, com um cada, também conseguiram eleger prefeitos. PTB e PP elegeram um vice-prefeito cada.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: