Pular para o conteúdo

27 de outubro de 2008

Kassab segue à risca manual de marqueteiro

por cila schulman

da Folha de S.Paulo

Gilberto Kassab se comportou como o político dos sonhos de qualquer marqueteiro. Em sua primeira eleição como titular de um cargo majoritário, o novo prefeito de São Paulo acatou a maior parte das orientações de sua equipe de comunicação.

Foi um aluno aplicado de técnicas para melhorar sua imagem. Ensaiou gestos, entonação de voz e até movimento das sobrancelhas.

Aos 48 anos e duas décadas de vida pública, o democrata utilizou pela primeira vez nesta campanha um treinamento intensivo de comunicação, coordenado pelo marqueteiro Luiz Gonzalez.

Esforçado, lia a cada semana uma apostila diferente com dicas para melhorar a imagem. Nas ruas, no horário eleitoral e nos debates, colocou as técnicas em prática, a cada dia mais confortável com a performance.

Por sugestão de Gonzalez, por exemplo, passou a se debruçar nas tribunas dos debates do segundo turno e a olhar fixamente para a câmera. A idéia era estabelecer intimidade com o espectador.

Mesmo quando atacado por Marta Suplicy, evitava olhar para adversária. Outra recomendação acatada: gesticular mais e usar as sobrancelhas ao falar. O candidato, se contido, avaliavam seus assessores, poderia transmitir insegurança. Mais relaxado, expressaria “verdade”.

Submetido ao que seus assessores chamaram de “imersão” –com gravações ao menos três vezes por semana–, Kassab reproduziu em público expressões comuns ao vocabulário do próprio Gonzalez. Um exemplo: “Marta está ‘estressadinha'”.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: