Pular para o conteúdo

27 de outubro de 2008

PSDB elege mais prefeitos em SP; DEM fica em segundo

por cila schulman

colaboração para a Folha Online

Apesar de não ter eleito nenhum candidato no segundo turno, o PSDB angariou o maior número de prefeituras em São Paulo nas eleições de 2008 –201. O DEM aumentou seu quadro em relação ao primeiro turno e chegou a 77 prefeitos com a reeleição na capital de Gilberto Kassab.

O PT venceu em mais dois municípios –Guarulhos e São Bernardo do Campo– e terminou o pleito com 63 prefeitos. O PMDB elegeu mais um candidato –Rodrigo Agostinho, em Bauru– e fechou o segundo turno com 70 prefeitos. Dos 646 municípios do Estado, apenas sete tiveram votação no dia 6 de outubro — São Paulo, São José do Rio Preto, Guarulhos, Santo André, São Bernardo, Mauá e Bauru.

Veja a lista dos partidos que mais elegeram prefeitos em 2008

Nacional

O PMDB foi o partido mais bem sucedido nas urnas em 2008. Além das 1193 prefeituras conquistadas no primeiro turno, a legenda ganhou em outras 8 cidades no segundo turno –sendo quatro capitais.

O PSDB ficou em segundo lugar, com 786 prefeituras, seguido do PT, que venceu em 559 municípios. Com a vitória em São Paulo, o DEM conquistou 500 cidades ao todo.

Capitais

Nas capitais, o PT e o PMDB foram os partidos com maior número de candidatos eleitos. O PT conquistou seis prefeituras no primeiro turno, porém, nenhuma vitória nas capitais no segundo turno. O PSDB venceu em quatro capitais.

O PT perdeu espaço no cenário nacional, quando comparado com 2004. Na eleição passada, a legenda foi vitoriosa em nove capitais. Já o PMDB, obteve mais conquistas nas capitais nestas eleições, em comparação com 2004: foram duas em 2004 e seis em 2008.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: