Pular para o conteúdo

29 de outubro de 2008

Jaime Lerner estréia coluna de Terra Magazine

por cila schulman

Reprodução

O planejamento urbano de Jaime Lerner começa com avaliação da atividade populacional e crescimento da cidade

O planejamento urbano de Jaime Lerner começa com avaliação da atividade populacional e crescimento da cidade

Jaime Lerner estréia hoje como colunista de Terra Magazine.

Ao chegar a uma nova cidade, pequena ou grande, Jaime Lerner faz precisamente duas perguntas: de quê as pessoas vivem e em qual direção a cidade cresce. A partir daí começa o planejamento do transporte, da moradia, do meio ambiente, do trabalho e do lazer.

Leia também:
» Coluna: “E agora, prefeito!”
» Jaime Lerner: “O futuro está na superfície”

Arquiteto e urbanista, Lerner governou o Estado do Paraná duas vezes, de 1995 a 98 e 1999 a 2002. Foi nomeado prefeito de Curitiba, pela primeira vez, aos 33 anos de idade em 1971. Com a segunda e terceira gestões na capital do Paraná (1979-83 e 1989-92), revolucionou o planejamento urbano da cidade, uma experiência que virou referência internacional.

Lerner implantou a rede integrada de transporte (RIT) em Curitiba. Iniciado em 1974, o sistema agilizou a locomoção urbana na cidade articulando os ônibus “Expressso” em linhas complementares. O projeto seguiu sendo aprimorado nas décadas posteriores e o resultado repercute no mundo inteiro.

Entre as duas primeiras passagens pela prefeitura, Lerner assumiu o cargo de consultor da Organização das Nações Unidas (ONU), para Assuntos Urbanos. Já ex-governador, o arquiteto foi eleito em 2002, para um mandato de três anos, presidente da União Internacional de Arquitetos, sediada em Paris.

Pelo reconhecimento da sua obra, recebeu diversos prêmios e títulos internacionais. Entre eles, o Prêmio Máximo das Nações Unidas para o Meio Ambiente (1990), UNICEF Criança e Paz (1996), The 2001 World Technology Award for Transportation (2001), o Prêmio “The 2002 Sir Robert Mathew Prize for the Improvement of Quality of Human Settlements”, pela União Internacional de Arquitetos (UIA) e o “2004 Volvo Environment Prize”.

Jaime Lerner, nascido em Curitiba (17 de dezembro de 1937), se formou Escola de Arquitetura da Universidade Federal do Paraná, em 1964. Participou do desenvolvimento das diretrizes básicas do Plano Diretor de Curitiba (1966-69) e foi um dos fundadores do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – IPPUC, onde ocupou a presidência no biênio 1968-69.

Hoje, o governador dá consultoria e faz projetos para cidades no mundo todo, especialmente na área de transportes. É autor do livro Acupuntura Urbana (Record, 2003).

Terra Magazine

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: