Pular para o conteúdo

29 de outubro de 2008

Vencedor do 1º turno só não se elegeu em 5 cidades

por cila schulman

Nas eleições deste ano, das 30 cidades que tiveram eleição em dois turnos, em cinco delas o vencedor do primeiro turno não foi o prefeito eleito.

Macapá aparece como a única capital onde houve virada, com o candidato do PDT, Roberto Góes, revertendo a vantagem de 6,54% dos votos válidos obtida por Camilo Capiberibe (PSB) no primeiro turno.

Em Santo André, a vantagem do petista Vanderlei Siraque era de 27,14% dos votos válidos ao final do primeiro turno, o que não impediu que Dr. Aidan (PTB) revertesse o quadro e se elegesse com 55,03% dos votos válidos. Em Bauru, o prefeito eleito Rodrigo Agostinho (PMDB) conseguiu reverter a vantagem de 8,14% dos votos válidos em favor de Caio Coube (PSDB), e se elegeu com 54,3% dos votos válidos, contra 45,7% do adversário.

Já em Pelotas, no Rio Grande do Sul, Fernando Marroni (PT) venceu o primeiro turno com a escassa vantagem de 0,35% dos votos válidos, vindo a ser derrotado no segundo turno pelo atual prefeito Fetter Jr., que obteve 56,72% dos votos válidos. A vantagem de 13,44% dos votos válidos que determinou a vitória de Fetter Jr. foi a maior entre os eleitos que viraram o jogo. “No primeiro turno houve uma clara divisão de votos: 33% votaram em nós, 33% na Frente Popular e os outros 33% se dividiram entre os outros sete candidatos. No segundo turno, a maioria do eleitorado destes sete candidatos foi direcionada à nossa candidatura, nos dando uma vitória consagradora”, comemora Fetter Jr.

Na cidade mineira de Juiz de Fora, a petista Margarida venceu o primeiro turno com mais de 40% dos votos válidos. No entanto, o tucano Custódio Matos conseguiu reverter a desvantagem e se elegeu prefeito com 51,82% dos votos válidos, contra 48,18% de Margarida

Redação Terra

tgm.ShowArea(‘centrodireita’);

Deixe um comentário

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários