Pular para o conteúdo

5 de novembro de 2008

Democratas tomam um governo de Estado dos republicanos

por cila schulman

MICHAEL CONLON – REUTERS

CHICAGO – Os democratas tomaram dos republicanos a cadeira de governador no Missouri na terça-feira, mas o controle partidário não trocou de mãos na maior parte das 11 disputas estaduais realizadas em paralelo à eleição presidencial.

Os resultados foram significativos porque afetam a maneira como o mapa político do país será redesenhado após o censo de 2010.

Os líderes estaduais desempenharão um importante papel no novo desenho dos mapas legislativos baseados na população –incluindo as áreas geográficas nas quais os membros da Câmara dos Deputados são eleitos.

No Missouri, Jay Nixon, por muito tempo advogado-geral do Estado, derrotou o congressista em sexto mandato Kenny Hulshof na disputa pelo assento atualmente ocupado pelo governador republicano Matt Blunt, que não tentou a reeleição.

Mas os republicanos mantiveram o controle sobre Indiana, Dakota do Norte, Vermont e Utah. Os democratas fizeram o mesmo em Delaware, Virgínia Ocidental, New Hampshire, Carolina do Norte e Montana.

A corrida pelo governo de Washington permanecia indefinida, com uma reedição da disputa de 2004 na qual a atual governadora democrata Christine Gregoire bateu o republicano Dino Rossi por apenas 133 votos.

Até as eleições de terça-feira, havia 28 governadores democratas e 22 republicanos. Desse total, seis assentos republicanos e cinco democratas estavam em jogo.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: