Pular para o conteúdo

15 de dezembro de 2008

2

CNI/Ibope: Governo Lula bate novo recorde de avaliação

por cila schulman

GABRIELA GUERREIRO
da Folha Online, em Brasília

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva obteve novo recorde de popularidade, segundo pesquisa CNI/Ibope divulgada hoje. De acordo com o levantamento, 73% avaliaram o governo como ótimo ou bom em dezembro, contra 20% como regular. Outros 6% como ruim ou péssimo.

Essa é a melhor avaliação do governo desde que a pesquisa CNI/Ibope começou a ser feita. O recorde anterior foi obtido por Lula mesmo em setembro, com 69%% de avaliação positiva. Antes disso, o recorde era de setembro de 1986, quando o governo do então presidente José Sarney recebeu 77% de avaliação positiva.

A avaliação pessoal do presidente Lula também obteve novo recorde e chegou a 84% em dezembro contra 14% de desaprovação. Outros 2% não responderam ou não opinaram.

A pesquisa CNI/Ibope foi realizada entre os dias 5 e 8 de dezembro, em 141 municípios. Foram ouvidas 2.001 pessoas, e a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou menos.

Os índices recordes de avaliação positiva do governo e do presidente Lula já haviam registrado desempenho recorde na pesquisa CNT/Sensus, divulgada de manhã. Na pesquisa CNT/Sensus, o governo Lula recebeu avaliação positiva de 71,1% dos entrevistados, contra 6,4% que avaliam negativamente o governo. Foi o melhor desempenho já registrado desde o início da pesquisa, em 1988.

De acordo com a pesquisa CNT/Sensus, a avaliação pessoal do presidente Lula obteve o a segunda melhor avaliação histórica da pesquisa, subindo de 77,7% em setembro para 80,3% em dezembro.

Nordeste

O aumento da popularidade de Lula foi registrado em quase todos os segmentos da sociedade, com destaque para a faixa de brasileiros que ganha entre cinco e dez salários mínimos, diz a pesquisa CNI/Ibope. No Nordeste, o saldo de aprovação positiva de Lula chega a 94%.

A pesquisa também mostra que a confiança no presidente cresceu sete pontos percentuais em relação à última edição, divulgada em setembro deste ano. No total, 80% dos brasileiros afirmam confiar no presidente Lula, 18% não confiam e 2% não opinaram ou não quiseram responder.

Às vésperas de completar seis anos de mandato, Lula conta com o mesmo índice de confiança dos brasileiros registrado no primeiro ano do seu governo. Numa comparação entre o primeiro e o segundo mandato de Lula, 49% dos entrevistados consideram o segundo governo de Lula melhor que o primeiro, 39% avaliam como semelhante e apenas 11% consideram pior.

A nota média recebida pelo governo Lula também subiu de 7,4 em setembro para 7,8 este mês –também a melhor nota alcançada pelo governo desde o início da pesquisa.

2 Comentários Comente
  1. Mara
    dez 21 2008

    Cila, com todo respeito ao seu sumiço (descanso mais que merecido, depois da maratona eleitoral), estou sentindo sua falta por aqui. Seu site foi uma das boas coisas que aconteceram este ano. Te desejo um 2009 cheio de saúde, de alegrias, de animação e de muito, muito assunto, pra gente compartilhar sempre. Beijo grande!

    Responder
  2. fev 17 2009

    Cila querida, saudades do seu blog pra lá de bombado…VOOOLLLTTEEE!!! O que vc costuma fazer da 00:00 às 06:00 da matina?? Desculpe as brincadeiras, mas estamos sentindo falta, beijos, Márcia

    Responder

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: