Pular para o conteúdo
13

Casa de ferreiro, espeto de pau

• Então, por que um blog?

• Pois é, em 1998, nos meus tempos de George Washington University, tive um professor maluco, um doutor de Harvard chamado Michael Cornfield, que era especialista no uso da Internet nas campanhas eleitorais.

• Tá bom, ele não era maluco, mas era no mínimo visionário há 10 anos o cara já ser o catedrático de uma matéria batizada de Politics and New Medias.

• Veja bem, se ainda hoje a gente batalha, e muito, pros nossos políticos terem pelo menos um site direito, que dirá um blog, uma presença nos Orkuts e Facebooks da vida, imagina há uma década, mesmo nos Estados Unidos.

• Aqui no Brasil então, parece que o uso da Internet em campanhas foi descoberto agora, com o fenômeno Obama. O que é isso, companheiros?

• Tá certo que aqui a grande maioria não tinha (e ainda não tem) acesso à net e que apenas 17 dos 513 deputados federais foram eleitos em 2006 com menos de 30 anos de idade, sendo que 100 dos nossos representantes na Câmara vão terminar o mandato em 2010 com mais de 65 anos.

• Não que idade e Internet tenham um relação tão direta, que o diga a minha mãe, que é plugada 24 horas por dia no PC, no notebook ou no Blackberry, equipamentos que ela varia de acordo com a ocasião. Mas convenhamos que meu filho de 11 anos tem mais caldo pra discutir sobre Web 2.0, games, MSN, comunidades, linguagem e tais do que a avó.

• É assim nas campanhas, muitas vezes falta mesmo cultura pros candidatos entenderem o quanto a presença na Internet é fundamental, vital.

• Mas respondendo à pergunta inicial: semana passada fui a um seminário de marketing eleitoral e confrontada por dois moços especialistas sobre minha falta de investimento pessoal no assunto, eu que sou atenta a isso há uma década graças ao professor Cornfield, primeiro resisti dizendo que eu não sou e nunca serei candidata, que sou pessoa de bastidor, que quanto menos eu apareço melhor, que…bem…dã…

• Pronto, eu me rendi e aqui estou, ao seu dispor.

Anúncios
13 Comentários Comente
  1. Mara
    jun 11 2008

    Cila, querida. Entrei aqui pra conferir e já estou viciada… Toda hora dou uma olhada, pra ver se entrou mais alguma coisa. Muito bom! Bom pra lembrar, bom pra atualizar, bom pra ficar mais perto dos amigos e, claro, ótimo pra me informar. Parabéns pelo blog! Tô super dentro! Bjoss.

    Responder
  2. Aninha Petruzziello Kohane
    jun 17 2008

    Ainda bem que vc se rendeu! Ganham todos!!!
    Bjs

    Responder
  3. Neves
    jun 28 2008

    De volta em volta trupico em alguns Blogs e desta vez fiquei feliz. Pois sou coordenador de varios candidatos a vereador de meu partido, e vou aproveitar para pegar carona em suas ideias. Respeitosamente, se me for autorizado.
    Abrigado…

    Responder
  4. ALCEU DARSKI OURIQUE
    jul 11 2008

    Srta. Cila!

    Vejo com reservas, ainda a internet como instrumento eleitoral, em um país, em um estado em que a impunidade, diante dos cotidianos estelionatos eleitorais que sofremos. Será que só agora oposicionistas descobriram uma corrupção de mais de quinhentos anos, Desse que, agora, é nosso País. Onde analfabetos estraçalham sem critério algum a linguagem e manipulam a verdade a bel prazer.
    Sim é inevitavel, já é inexorável a contribuição dessa tecnologia nos tempos de agora, mas o paradoxo está em como colocar a carroça a ser puxada pelos bois, ou seja uma regulamentação ou legislação quando tal instrumento já se encontra transtornado por absurdos?!

    Responder
  5. Sandra Wahrhaftig
    jul 21 2008

    Adorei, Cila
    Vou passar a consultar diariamente.
    Um beijão

    Responder
  6. Beatriz Lopes Padilha
    jul 23 2008

    Cila,

    Excelente! Parabéns! Estou dentro! Como eleitora encontrei um Farol seguro, o seu blog!
    um bj,
    Beatriz

    Responder
  7. set 7 2008

    Olá, Cila. Sou profissional da área do marketing eleitoral e tenho excelentes referências sobre seu trabalho, tanto por acompanhar seus trabalhos no Paraná, como tb por outros profissionais do meio. Trabalho com a Senadora Rosalba do Rio Grande do Norte, que é pré-candidata e lidera as pesquisas ao governo do RN em 2010, com mais de 40 pontos contra 12 do seu opositor mais próximo. Não achei seu e-mail ou tel. comercial mas gostaria de entrar em contato pois pretendemos contar com uma consultoria em comunicação e marketing com vistas à 2010, espero q entre em contato. Atenciosamente, Kadu Ciarlini.

    Responder
  8. Silvania Dal Bosco
    dez 4 2008

    Querida,
    Parabéns! O site está maravilhoso.
    Um beijo grande
    Silvania

    Responder
  9. Michael Cornfield
    dez 8 2008

    Cila, another student from Brazil just showed me this post!

    I am so proud.

    Even though you called me crazy.

    Responder
  10. Vittoria Regia
    abr 7 2010

    Cila.
    Entrei em um grêmio estudantil na minha escola é uma eleição onde quem decide são os alunos da escola quem ganha irá representar todos os alunos a concorrencia ta grande .Vc pode me dar algumas dicas que eu possa usar na campanha

    Responder
  11. Palu
    jun 11 2010

    Cila, por favor, mande seu telefone para eu poder entrar em contato.
    voce está envolvida em campanhas em 2010.
    quero falar sobre um job.

    obrgado

    Responder
  12. vanderlei
    dez 21 2010

    Conheço um politico que precisa dos teus serviços.
    E pode investir bem…
    Entre em contato pelo meu msn que e o mesmo do e-mail…
    bj
    vc e linda

    Responder
  13. Laércio Valverde Bento
    out 17 2011

    Muito bom tudo que encontrei por aqui, me serve como escudo na campanha de 2012… Parabéns pelo brilhante trabalho…

    Laércio Valverde

    Responder

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: