Pular para o conteúdo
57

Jingles eleitorais

Vou escrever o óbvio, mas muitas vezes o mais simples é o mais complicado de fazer, então aqui vai: jingle de campanha eleitoral não é apenas uma musiquinha que cola que nem chiclete na orelha do eleitor, como muitas vezes costumam encomendar pra gente, nem é tirar um som qualquer sem significado para as pessoas , especialmente num país musical como o Brasil. Nas campanhas que faço eu uso muito o jingle para expor conceitos, elevar atributos, passar recados; peças que fazem parte mesmo da estratégia. Vou postar aqui alguns exemplos de jingles políticos que valem a pena, muitos deles criados para campanhas que eu coordenei, outros para campanhas que admirei:

(Atualização: Como fazer um jingle político eficiente).

(Atualização: jingles famosos

  • Jingle criado por Jean e Paulo Garfunkel, da In Sonoris para a campanha do candidato do PT a governador do Rio de Janeiro em 2006. Vladimir Palmeira
  • Jingle criado por Edgard Poças para a campanha do candidato do PFL a presidente em 1989. Afif Domingos
  • Jingle criado por Mineiro, Campanelli e Bruneti Novaes, da MCR, para a campanha do candidato do PSDB a presidente em 1994. Fernando Henrique Cardoso
  • Jingle criado por Jean e Paulo Garfunkel, da In Sonoris, para a campanha do candidato do PSDB ao Governo do Paraná em 2002. Beto Richa
  • Jingle criado por Jean e Paulo Garfunkel, da In Sonoris, para a campanha da candidata do PC do B à Prefeitura de Manaus em 2004. Vanessa Graziottin
  • Jingle criado por Jean e Paulo Garfunkel, da In Sonoris, para a campanha do candidato do PSDB ao Governo de São Paulo em 2002. Geraldo Alckmin
  • Aprovação do jingle da campanha de Beto Richa prefeito em 2004. Muito do ar de concentração deve-se ao frio curitibano.
  • Na imagem, o momento da aprovação do jingle do Beto Richa prefeito no segundo turno da eleição de 2004. Repare o frio curitibano em pleno outubro! Vou pedir para o pessoal da In Sonoris o MP3 deste jingle, que era mega cumpridor de briefing, e posto já, já.
  • (alguns dos fonogramas acima fazem link com o Clube do Jingle, excelente fonte de pesquisa no assunto).
  • Atualização:
  • Ainda não consegui o jingle que prometi, mas tenho outros da mesma campanha: a do prefeito de Curitiba, Beto Richa, de 2004. São, de qualquer forma, dois bons exemplos de uso do jingle (de novo, gente, sem patrulha, que aqui não é blog partidário, é de comunicação. E se alguém quiser mandar material e eu considerar interessante, estou aberta pra publicação, sem mágoas. Por enquanto eu coloco o que tenho, das campanhas que eu fiz, certo?
  • Bem, aos jingles: um deles resolveu uma questão fundamental num segundo turno a princípio apertado, com feriado emendado, em pleno novembro. É, pessoal, em eleição não dá pra desperdiçar nenhum voto, mesmo quando a gente tá na frente na pesquisa, por isso fizemos toda uma estratégia pra garantir a presença da turma. Porque eleição só termina depois de contar os votos. Neste caso, ganhamos por uma vantagem de confortáveis 10 pontos. Ouça: Beto Fique e Vote
  • E quando estávamos a caminho da vitória, tendo que dar aquela “empurrada” no eleitor, que nunca quer “perder o voto”, ou seja, gosta de estar com o vencedor, colocamos esse no ar: Beto Vitória
  • Atualizações do Blog:
  • Jingles famosos: Jânio Quadros
  • Lula-la
  • Kennedy
  • Chile – No
  • Rap do Requião (Osmar Dias)
  • Clip Beto Richa Governador
  • Rap Beto 2002
57 Comentários Comente
  1. Any
    jun 16 2008

    Escutar jingle de campanha como quem escuta golden oldies e fica saudoso só pode ser coisa de gente maluca de campanha – ou, no meu caso, de filha de gente maluca de campanha. Uma delícia.

    Você aceita pedidos? Coloque mais jingles antigos – anos 90, quiçá 80. Jingles “roots”, old school, para matar as saudades. (Que tipo de gente tem saudades de campanhas políticas? Ah, já sei.)

    Um beijo.

    Responder
  2. cila schulman
    jun 16 2008

    Oi Any,
    Aceito pedidos sim, ainda mais de você.
    Vou atrás e quem puder que colabore (será que tem gente que guarda CD – ou fita cassete – de jingle de campanha em casa?)
    O concurso de maluquice está lançado, então.
    Um beijo para você também.

    Responder
  3. Carolina
    jun 27 2008

    Oi Cila,

    Sou filha da Dete, que foi secretária do Gerson Guelmann por 27 anos. (Mais anos do que eu tenho de vida.)

    Cresci tendo como divertimento favorito correr nos corredores de campanhas eleitorais, ouvindo jingles e assistindo aos programas de tv, era o que eu fazia depois da aula, nas férias e fins de semana.

    Enfim, já que o concurso de maluquice está aberto… tenho em casa fitas cassete, VHS e cds de jingles. Caso queira, posso madar pelo tio Gerson.

    Beijos

    Responder
  4. cila schulman
    jun 27 2008

    Filho de peixe, peixinho é! Nada como uma filha organizada tal qual a mãe (que falta faz na nossa, na minha vida, Dete querida!!!!!!).
    Claro, Carolina, quero sim, se você puder mandar pra gente o material vai ser superbem-vindo. Eu copio e te devolvo, ok?
    E saiba você que o meu filhote também cresceu (e ainda cresce, como cresce!) correndo nos corredores de campanhas eleitorais, com a vantagem de ser cuidado pela Dete quando eu estou muito enlouquecida entre estúdio, ilhas e reuniões.
    Aproveito aqui pra agradecer, inclusive, toda a paciência, carinho e dedicação que ela teve e tem com ele e com nós todos em todos esses anos.
    Beijos pra vocês duas e muito obrigada.

    Responder
  5. Dete
    jun 27 2008

    Cila:
    Obrigada pelas palavras (um pouco exageradas) a meu respeito e muito obrigada pelo teu carinho para comigo.De coração, eu gosto muito de vc e do teu filhote.
    Beijos!

    Responder
  6. Guta
    jul 5 2008

    Oi Cila,

    Assim que chegar em Salvador vou te enviar o jingle da maravilha campanha do Waldir Pires em 86 que tinha à frente o nosso querido Geraldo comandando uma equipe vitoriosa que organizou um trabalho premiado de forma inusitada. Ganhamos com 1 milhão e meio de votos de vantagem para o Josaphat Marinho, candidato de ACM. Essa campanha foi objeto da minha pesquisa no mestrado em comunicação, cultura e sociedade.
    beijos comadre. Guta

    Responder
    • Fabiano Bastos
      jun 4 2009

      Realmente uma pérola!

      Responder
  7. Gerson Guelmann zs
    jul 14 2008

    O maluco-mór, pai de uma maluquete e desencaminhador de outra, agradece.

    Responder
  8. cila schulman
    jul 14 2008

    Depois de receber esse comentário, tenho que reconhecer: touché! O concurso de maluquices foi cancelado por ter sido vencido a priori por esse adorável, competente, incansável e insubstituível maluco-mór de campanhas eleitorais chamado Gerson Guelmann. Com o agravante de ser um maluco que forma gerações (como vocês podem constatar acima), incluindo um tal afilhado frequentador de comitês, estúdios, esfihas e que tais. Beijos para todos, com muito carinho e vários pontos percentuais de obrigadas.

    Responder
  9. jul 16 2008

    Oi Cila, fazendo uma consulta na google,procurando um gingle legal encontrei teu blog que me interessou muito,estava louco para encontrar um gingle maravilhoso que tive oportunidade de participar da campanha,foi a de Valdir Pires em 86 e lendo suas mensagens vi que sua intitulada Guta dizendo ser sua comadre iria mandar pra te,pois foi sua tese de doutorado.Queria se possivél me enviar esta obra rara,se você já recebeu,senão me passe o email de sua comadre Guta que entrarei em contato.Desde já muito obrigado,estou na maior espectativa para fazer minha tese de comunicação com este gingle…Grato

    Responder
  10. Assim que chegar em Salvador vou te enviar o jingle da maravilha campanha do Waldir Pires em 86 que tinha à frente o nosso querido Geraldo comandando uma equipe vitoriosa que organizou um trabalho premiado de forma inusitada. Ganhamos com 1 milhão e meio de votos de vantagem para o Josaphat Marinho, candidato de ACM. Essa campanha foi objeto da minha pesquisa no mestrado em comunicação, cultura e sociedade.
    Oi Cida por favor me envie este jingle de Valdir!!!!pelo meu email!!!!Estou precisando,Grato joão

    Responder
  11. Cristiane Ribeiro
    jul 17 2008

    Gostaria de saber se podemos criar o nosso jingle utilizando músicas de artistas conhecidos, ou seja, PARODIAR alguma música?

    Responder
  12. jul 18 2008

    Em 2004 e consegui na internet uma musica de campanha a prefeito em Goiânia. Vou te passar um pedaço do trecho da música pra quem sabe talvez que você possa me ajudar.

    Você tem um sonho,
    eu tenho também
    Quero a nossa gente
    sempre muito bem
    Quero ver Goiânia
    muito mais feliz
    Chegar a ser exemplo,
    pra todo o país.

    Esse é o refrão, -pode me ajudar a encontrar de quem é e o restante da letra?

    agradecido

    Responder
    • Joao carlos
      jun 1 2013

      A letra é do Marco Siqueira da AMP Propaganda de Goiania. Segue a letra completa:

      Aqui eu nasci, aqui me criei
      Muito apredi muito conquistei
      Grandes amizades, coisa de irmão
      E a emoção em cada realização

      Eu amo Goiania mas tenho saudades
      De coisas tão boas da nossa cidade
      O transito calmo e a segurança
      A tranquilidade, pra nossas crianças

      Voce tem um sonho eu tenho tambem
      Quero nossa gente sempre muito bem
      Quero ver Goiania muito mais feliz
      Voltar a ser exemplo, pra todo pais

      É isso. Abs

      Responder
  13. Herick Rios
    jul 19 2008

    Oi Cila, também fazendo uma consulta em seu blog, fiquei maravilhado com a procura do jingle do grandioso Waldir Pires, na campanha de 86, sou jornalista em Salvador e gostaria de ouvir novamente o jingle, pois em 86 eu apenas acompanhava a política de cima do ombro de meu pai, e me lembro da história que o Waldir fez na Bahia e no Brasil, por favor, como faço prqa conseguir esse jingle? desde já muito obrigado e um grande abraço, estou acompnahando de perto seu blog e indicando para alguns amigos.

    Responder
  14. ROGERIO
    jul 21 2008

    Olá

    Vc é genial, conseguiu detonar o Requião de forma sensacional no seu blog. Gostaria muito de morrer seu amigo. Realmente esse Requião de vcs do Paraná é um banana.

    Responder
  15. jul 24 2008

    Por favor me envie o jingle de Valdir para Governador em 1986,valeu grato Joaocarlossouto@yahoo.com.br

    Responder
  16. Cely Reis
    jul 25 2008

    OI EU JÁ FIZ ALGUNS JINGLES PARA CANDIDATOS EM MINHA CIDADE MAS FIZ VERSÕES DE MUSICAS JÁ CONHECIDAS QUAL A SUA OPINIÃO SOBRE ISSO/
    O QUE VC ACHA DAS VERSÕES?/

    Responder
  17. heloise medeiros
    jul 29 2008

    olá gotaria de receber jingles de politicos de preferencia para prefeito.
    numero: 40
    nome :tarcisio
    desde já agradeço
    xau

    Responder
  18. sidney carlos do nascimento
    jul 30 2008

    gostaria de encomendar um jingle para campnha eleitoral, gostaria de saber mais detalhes..

    Responder
  19. jul 31 2008

    Quanto a questão da paródia é dar o revolver na mão do bandido! Os políticos sempre me dizem… haaa, mas aqui no interior ninguém vai nem ficar sabendo dessa hestória de direitos autorais!!! hehe, isso é verdade mesmo, até a hora que o adversário resolve jogar tudo no ventilador e denunciar.
    Tem tanta música nesse universo paralelo pra cair do lado de cá e as pessoas ainda não se tocaram disso!

    Marlos Garcia é proprietário da AudioLine Produtora, especializado em trilhas sonoras para TV e Cinema e Jingles.

    Responder
  20. ROGERIO BERNARDO
    ago 5 2008

    Olá gostaria de fazer um jingle politico sou candidato a vereador no estado do parana, gostaria de informações sobre preços e prazos de entrega. grato

    Responder
  21. Wbiara
    ago 6 2008

    herick rios, por favor me envie a música da campanha de waldir em 1986.
    há 22 anos a ouvi e ainda me lembro dela.
    se puder mandar o arquivo em mp3 também, lhe agradecerei imensamente.
    wbiara@hotmail.com

    Responder
  22. Wbiara
    ago 6 2008

    Guta, por favor me envie a música da campanha de waldir em 1986.
    há 22 anos a ouvi e ainda me lembro dela.
    se puder mandar o arquivo em mp3 também, lhe agradecerei imensamente.
    wbiara@hotmail.com

    Responder
  23. ago 8 2008

    olá gotaria de receber jingles de politicos de preferencia para prefeito.
    numero: 13

    Responder
  24. Evangelista medrado
    ago 9 2008

    boa tarde,

    Gostaria de saber se o JINGLES para ser executado nas ruas, tem necessidade de tambem constar o nome da coligaçao e dos partidos, ou pode ser só com o Nome e numero do candidato a prefeito e vice ?
    Desde ja agradeço

    Responder
  25. CLERIA MARROCOS DOS SANTOS
    ago 11 2008

    estou precisando de ajuda para encontrar uma musica bem legal para a campanha do meu irmão que é candidato a vereador . ele gosta muito do sertanejo
    e o nome dele é GORDINHO

    desde ja agradeço!!!

    Responder
  26. QUEM PODER ME ENVIAR UM JINGLE LEGAL, NO RITIMO SERTANEJO. PARA CANDIDATO A VEREADOR . GORDINHO É O NOME

    Responder
  27. Juliana Gava Correa
    ago 13 2008

    Oi…Gostaria de saber se vcs tem o jingle da campanha eleitoral do Cassio Taniguchi (1997-2005)

    Obrigada*

    Juliana*

    Responder
  28. Fernanda
    ago 21 2008

    Cleria, se vc me enviar um email eu te mando o jingle sertanejo que vc quer!

    Responder
  29. joao carlos chaves souto
    ago 22 2008

    Guta, por favor me envie a música da campanha de waldir em 1986.
    há 22 anos a ouvi e ainda me lembro dela.
    se puder mandar o arquivo em mp3 também, lhe agradecerei imensamente.

    Responder
  30. ago 26 2008

    olá gotaria de receber jingles de politicos de preferencia para prefeito.

    DR. IOMAR – 40 , DESDE JA AGRADEÇO AOS COLEGAS.

    jalugs@hotmail.com / jamesgalvao@yahoo.com.br

    Responder
  31. MARCOS CRUZ
    ago 27 2008

    QUEM PODER ME ENVIAR UM JINGLE LEGAL, NO RITIMO SERTANEJO OU GAÚCHESCA… GOSTARIA DE UM SOM BEM EMPLOLGANTE E JOVEM. PARA UM CANDIDATO A VEREADOR . MARCOS CRUZ 43.123

    Responder
  32. ago 30 2008

    QUEM PODER ME ENVIAR UM JINGLE LEGAL, NO RITIMO SERTANEJO,SERGIO DO PT

    Responder
  33. ago 30 2008

    QUEM PODER ME ENVIAR UM JINGLE LEGAL, NO RITIMO SERTANEJO,SERGIO DO PT 13

    Responder
  34. Diego Ferraz
    maio 10 2009

    Olá..Estou muito precisando do jingle da camapnha de Waldir pires na bahia em 1986..por favor, me ajudem..!

    Responder
  35. Silvio Dutra
    set 4 2009

    OLÁ, GOSTARIA DE SABER SE VC PODERIA ENCONTRAR O JINGLE DA CAMPANHA DE JANIO QUADROS A PREFEITURA DE SP EM 1985.o JINGLE COMEÇA ASSIM:
    Chegou a hora da honestidade, do trabalho, da saúde, da educação, o Jânio vai voltar com a vassoura, para acabar com a corrupção

    Responder
  36. Fatima Ervilha
    jun 9 2010

    Preciso enviar uma mensagem para a Any Schulman, por acaso a Cila tem parentesco com ela.
    Favor contactar-me

    Responder
  37. helia mara de deus
    ago 2 2010

    quero saber se posso fazer um gingle com musica de algum autor, um samba por exemplo com melodia conhecida

    Responder
  38. eduardo
    mar 10 2011

    ola, cila ou guta gostaria muito de obter o jingle em mp3 se possivel da campanha de Waldir Pires na Bahia 1986, estou fazendo uma tese a respeito da grande campanha vitoriosa e ainda nao consegui na integra o jingle dele, por favor quem te ver me mande , ficarei muito grato.

    Responder
  39. Regina Alipio
    set 29 2011

    Como faço para encomendar ou alguem que possa me enviar um jingle para minha campanha a vereadora em 2012. . meu e-mail é: mr.alipio@hotmail.com . aguardo.

    Responder
  40. Bárbar Furado
    jan 5 2012

    ola.. vc cria jingles??.. estou interessada para politica deste ano para vereador.. entre em contato comigo por imail.. porfavor para saber mais detalhes

    Responder
  41. claudia henriques
    abr 15 2012

    Olá boa noite!
    Ótimas dicas. gostaria de saber como faço para encomendae um jingle para a campanha de uma vereadora em 2012, a qual sou coordenadora geral.Meu email: Cpatriciahenriques@hotmail.com

    Desde já agradeço!

    Responder
  42. jun 29 2012

    queridos sou assessora de um candidato a vereador pelo rio de janeiro que é tetra campeão pela seleção brasileira,posso usar o jingle da globo na época do tetra campeonato e colocar mais uma estrofe no mesmo fundo musical.
    Eu sei que vou vou do jeito que eu sei……só pra lembrar

    Responder
  43. poliane
    jul 5 2012

    Oi bom dia gostaria que aqlguem entrate em contato comigopois preciso de um desses. polianeafl@hotmail.com grata

    Responder
  44. jul 5 2012

    Sou candidata a vereadora em 2012 preciso de um jingle para minha campanha, não tenho como FAZER ME AJUDEM. POR FAVOR!

    Responder
  45. elaise
    jul 26 2012

    eu preciso de um jingle o mais rapido possivel eh para o candidato a vereador TIO BETO o numero eh 20123 eu pago ou se quizerem me ajudar de graça aceito! rsrsrs eh brincadeira. . mais me ajudem por favor tenho que gravar para o comissio. . ah musica eh “EU QUERO SOH VOCE” banda “CHICABANA” ME AJUDEM!!!!!!!!!!!

    Responder
    • elaise
      jul 26 2012

      ENTRE EM CONTATO CMG ESTOU MUITO AGUARDANDO!

      Responder
  46. Karoliana Vieira
    ago 9 2012

    Olá! Estamos produzindo um jingle aqui no interior da Bahia para um deputado da capital Baiana, é o nosso primeiro trabalho pra fora, mas pense num “danadinho” que ficou legal…
    A nossa dúvida agora é quanto devemos cobrar, se essa é uma situação especial, sem querer ser esperto as custa de ninguém…rsrsr
    Resolvemos mandar este email pra saber se vcs podem nos ajudar nesta questão.
    De qualquer forma agradeço!
    Ah! Mandarei o jingles para vcs apreciarem quando mostrarmos ao cliente. Oxente! Quem sabe se ele não fica entre os melhores…rsrsrs
    Ass.: Karolina Vieira

    Responder
  47. Fernando
    ago 28 2012

    Gostaria muito que publicassem o jingle do Ronaldo Caiado, da campanha de 1989 para presidente!!

    Responder
  48. Jessé Queiroz
    ago 29 2012

    Sou produtor musical e posso tirar duvidas e fazer jingles e trilhas sonoras estou a disposiçao…

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. Paradas de sucesso « Cila Schulman
  2. Suzano: A importância do jingle eleitoral « Cenário Político

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: