Pular para o conteúdo

16 de julho de 2008

95

Slogan para campanha eleitoral: ame-o ou deixe-o

por cila schulman

• Muita gente perguntando, a esta altura, como criar um slogan para a campanha. Eu preferia tratar disso quando chegasse no capítulo “comunicação” dos nossos posts como organizar uma campanha eleitoral, pois a tarefa é mais complexa do que simplesmente inventar uma frase de efeito. Mas como a pressão tá grande e eu entendo a urgência de vocês, vamos lá:

• Mais importante que o slogan, ou melhor, antes de chegar ao slogan, primeiro você precisa conceituar a sua campanha. Definir a sua mensagem. Definir o tema da sua campanha. Saber qual é a visão estratégica que você vai comunicar. E para isso é preciso descobrir o que diferencia a sua candidatura das demais. Comece pelos seus atributos.

• Primeira pergunta a fazer é: por que as pessoas votariam em você? É pela sua popularidade, é pelo seu trabalho, é pela sua proposta, é por que você é o único representante do seu bairro, é por causa do seu nome (tradição, família), é por conta das suas atitudes, da sua participação na comunidade, da sua história ou é por que os que estão aí no poder decepcionaram e os eleitores estão procurando alguém novo? O que de melhor você tem a oferecer? Sua idade, sua formação, seus apoios, suas idéias?

• Procure confrontar a sua candidatura com a do seu principal adversário. Exemplo: se você está concorrendo com um candidato mais jovem, pode se diferenciar dele por ter mais experiência. Por outro lado se você for jovem não deve usar, a princípio, o conceito da experiência, pois cria um contraditório desnecessário. Se você é o candidato da oposição pode se diferenciar por ser capaz de promover mudanças na sua cidade. Ou fazer melhor do que o candidato que está no poder. Se você é a situação, obviamente não vai tentar propor a mudança (embora alguns já tenham feito isso e era gente grande, que perdeu, claro).

• Pegue um papel e faça uma lista de suas fortalezas e fraquezas. Aproveite e liste também as do seu adversário. Seja honesto: você realmente é melhor preparado que ele? Se concluir que não, tudo bem, abandone essa comparação. Mas de outro lado, você pode chegar à conclusão de que a sua candidatura significa uma renovação política para o seu município. Então siga por esse caminho e já chegaremos lá.

• Além de atributos pessoais, a sua candidatura pode representar um assunto. Se você é professor, o da educação, se você é médico, o da saúde, e assim por diante. Mesmo que você não seja um profissional de uma determinada área pode, por algum motivo, estar mais ligado a um grupo, a um bairro, a uma questão específica. Aproveite esse diferencial e siga por esse caminho, pois chegaremos todos lá.

• Definimos até aqui que o conceito da sua campanha é o que o diferencia dos demais. Que ele é feito a partir do seu posicionamento. E não falamos, mas sabemos, que os seus atributos não existem sozinhos, mas sim em contraste com a realidade atual ou com os atributos de outros candidatos. Isso também é igual a diferenciação (frase esquisita essa, é quase um slogan absurdo: “igual a diferenciação”, mas é essa mesma a explicação, continuamos indo em frente).

• O fundamental é você descobrir a mensagem da sua campanha, uma mensagem que só pode ser sua, que não cabe em nenhuma outra candidatura e nem em outra eleição e acreditar nela. O estrategista americano James Carville definiu certa vez a mensagem como o prato de resistência de uma refeição. Se você decidir servir carne, você pode mudar o acompanhamento, acrescentar o molho, trocar a forma de preparo. Mas vai ser sempre carne, isso você não deve substituir durante toda a campanha. Esta é a sua mensagem. Já as batatas, o arroz, a mostarda, as verduras, a pimenta, você pode ir mudando, acrescentando conforme o público e o momento pra evitar a monotonia.

• Vamos exemplificar isso fora do cardápio gastronômico, pra facilitar. E já que citei Carville, vou continuar com ele. O ano é 1992, primeira campanha do presidente americano Bill Clinton. Candidato de oposição, seu time adotou como tema o “It’s time to change America” , numa tradução livre “Chegou a hora de mudar a América”. A mensagem traduz a vontade de mudança do eleitorado, tanto pela performance do candidato à reeleição, o presidente Bush (pai), na política externa com a Guerra do Golfo, como com a agenda da recessão que vive o país. Lembre-se também da promessa feita por Bush na eleição anterior, de não aumentar as taxas (impostos), tendo feito o contrário ao assumir o governo – o sound bite mais famoso dos anos 80, o “Read my lips: no new taxes”. Assim é que “It’s time to change America” serve como uma luva para a mensagem de uma campanha de oposição nos Estados Unidos em 1992.

• Mas para melhor definir a estratégia, certo dia numa reunião com a sua equipe, Carville escreveu três frases em um quadro: mudança X mais do mesmo; é a economia, estúpido; e não esqueça da health care (os planos de saúde, a previdência americana). Pois foi essa a frase do meio, “It’s the economy, stupid”, que sintetizou perfeitamente, em poucas palavras, o porquê da troca de comando no país. O problema era a recessão. E Clinton viria para resolver a questão que mais preocupava aos americanos, a economia, estúpido! Como diz a origem gálica do termo slogan, “It’s the economy, stupid”, tornou-se o grito de guerra da campanha.

• No entanto você não deve ter visto comerciais de TV ou cartazes com este slogan. Porque as frases que constavam destes materiais eram: “Putting people first” ou “For People, for Change”. Tradução livre: “Gente em primeiro lugar” (muito copiado a partir dali) e “Pelas pessoas, pela mudança”.

• Então para melhor situar a nossa conversa, o que chamamos aqui de slogan e que é o que o pessoal de marketing das campanhas municipais tem procurado aqui nos últimos dias para colocar nos santinhos dos seus candidatos é isso, uma frase como “Gente em primeiro lugar” e não algo como “É a economia, estúpido!” . Uma frase de quatro a sete palavras, sem contar os artigos, redigida de forma ritmada ou até rimada, com graça, intligência, que sintetize as vantagens do produto. Certo? Errado! Falei produto? Essa talvez seja a confusão. Um candidato não é como um produto, que tem uma frase única de venda tipo “Coca-cola é isso aí”. Um candidato tem uma mensagem que pode até ser transformada em um ou mais slogans ao longo da campanha. Não estou dizendo aqui para você não ter slogan, só estou lembrando que o conceito vem antes e é mais importante e que nem sempre o que chamamos de slogan é o que vai “pegar”.

• Vou dar dois exemplos bem próximos pra gente entender. Campanha de 2002, “Agora é Lula”. Essa era a frase da propagandas do candidato, que estava no jingle, em todas as peças. E que traduzia perfeitamente o momento do país, preparado para eleger aquele sindicalista que havia sido candidato derrotado à presidência duas outras vezes. Mas qual foi a outra frase, que ficou conhecida como o slogan de Lula em 2002, você lembra? Claro, era a mensagem contida na frase “Lulinha, paz e amor”. Esse foi o tema da campanha, o que deu o tom, o que permitiu o “Agora é Lula”. E depois, na reeleição? “É Lula de novo, com a força do povo” era a assinatura oficial, mas a frase que pegou primeiro foi a mensagem “Pai dos pobres” e depois a que realmente funcionou foi: “Deixa o homem trabalhar”. Frase esta que alguns candidatos estão repetindo agora nas eleições municipais de 2008, inclusive.

• Resumindo: não adianta você arrumar uma frase curta com rima, como na época em que a comunicação era toda no rádio, se você não acertar a sua mensagem. Perca um pouco mais de tempo com a mensagem e a frase, o slogan, virá naturalmente. O único cuidado que eu diria para você tomar na hora de escrever o tal slogan é evitar algo que possa um dia se voltar contra você. Isso pode acontecer ou porque a frase não se adequa totalmente ao perfil do candidato e por isso é questionada ao longo da campanha ou porque tem alguma palavra que pode ser invertida ou retirada ou modificada e assim ridicularizada. Leia em voz alta, consulte outras pessoas da equipe, fique paranóico mesmo, pois pior que a falta de um bom slogan é a existência de um slogan ridicularizado.

• Outra coisa: contra a maré dos meus colegas que gostam de testar slogan em grupo de pesquisa qualitativa, eu até às vezes testo, mas prefiro inverter o processo e antes procurar o conceito nas falas dos participantes do grupo. Muitas vezes alguém resume bem o que a gente quer dizer, naturalmente, sabe assim? Tipo “é a economia, estúpido”. Já a forma de colocar numa frase curta e bonita uma mensagem, cabe aos profissionais da publicidade, quando eles já receberam o briefing do conceito. Coitado do eleitor, ter até a responsabilidade de escolher slogan, acho meio demais, né, gente? Por falar nisso, tem muito slogan que é briefing. Tome mais esse cuidado: na procura de uma boa frase muitas vezes você explica o quer dizer. Em vez de dizer.

• Boa sorte e bom trabalho a todos!

95 Comentários Comente
  1. olá boa tarde
    primeiramente gostaria de parabenizala pelobrilhante trabalho frente ao seu site
    em segundo estou querendo entrar na area da politica inclusive estou montando uma frente de trabalho para a campanha de campo alegre de goias para o pleito de prefeito gostaria que me mandasse dicas gostaria de ser coordenador de campanha !!!!!!!!
    abraço e espero resposta

    Responder
  2. JOAO FLORES DE MELO NETO
    dez 2 2009

    ESTOU QUERENDO ENTRAR PARA AREA POLITICA E SER COORDENADOR DE CAMPANHA, GOSTARIA QUE SE POSSIVEL ME ENVIASSE DICAS QUE PUDESSEM ME AJUDAR A FAZER DIFERENTE E SER UM BOM COORDENADOR, ISSO É, ALGUMAS ESTRATEGIAS QUE PODERIA LEVAR PARA O MEU GRUPO E CONSEGUIR EXITO!!!
    ABRAÇO

    Responder
  3. Geison
    abr 23 2010

    Bom dia,
    Estou participando de uma campanha para representar os funcionários para o PPR – Programa de Participação nos Resultados.
    Gostaria que me ajudasse,,, me dando algumas dicas, textos, qualquer coisa que venha a ser útil para que Eu possa fazer um trabalho de campanha.
    Desce já agradeço a atenção
    Geison Sbrana
    9762-8567

    Responder
  4. JACKSON MENDES
    jun 1 2010

    EM COMO VC MIM DA UM SLOGAN PARA UMA ASS DE MORADORES , GANHAMOS A ELEIÇAO MAS NAO TEMOS BRIDAGO FIQUE COM DEUS..

    Responder
    • Rafael Max
      out 14 2011

      “Me” e não ‘mim’… português correto é necessário para um político no meu ponto de vista!

      Responder
      • GILVAN
        jun 11 2013

        É VERDADE AMIGO RAFAEL. EU NÃO VOTARIA EM ALGUÉM QUE DEMONSTRE UMA ESCRITA PIOR QUE A MINHA. ABRAÇOS…

  5. Renato
    jun 2 2010

    Olá, muito bom o trabalho de vocês. Parabéns.

    Responder
  6. Kamila
    jun 22 2010

    Estou participando de uma campanha politiva para dep. estadual.
    Gostaria que me ajudasse,,, me dando algumas dicas, textos, qualquer coisa que venha a ser útil para que Eu possa fazer um trabalho de campanha. ( o candidato ja foi prefeito por 8 anos seguidos).
    Se puder me ajudar.

    Responder
    • Richard
      ago 16 2011

      Comece por se matricular em um curso de português.

      Responder
  7. cristiana
    jul 12 2010

    gostaria que mim ajuda-se a formar um slogam com a palavra capaz para usar como
    slogam politico.na campanha eleitoral de 2010.

    Responder
  8. maria alice de mello cordeiro
    jul 31 2010

    parabens pelas ideias, sou candidata a deputada estadual pelo litoral paranaense,moro em morretes preciso de ideias para que as mulheres se acorde para a politica, nao da mais pra ficar so reclamando dos politicos e preciso agir.Quero ajuda para um frase que marque minha campanha.obrigada maria alice de mello cordeiro

    Responder
    • simone
      jul 21 2012

      parabens pelo trabalho a primeira vez que entro nesse site fiquei encantada sou candidata pela primeira gostaria que vc me ajudasse com slogan da minha campanha ja fiz alguns trabalho com a comunidade, algo que chamasse a atençao da mulher na poltica muito grata.

      Responder
  9. aline soares
    out 14 2010

    Vou concorrer as eleições em 2012 ,,e confesso que estou aprendendo muito aqui.
    Peço se for possivel vc me enviar por e-mail mais dicas,,pq desse site ja ”consumi” quase tudo,ja escrevi,,li reli,,.

    bjo parabéns pelo trabalho

    Responder
  10. Carlos de Paiva
    out 27 2010

    Gostaria de parabenizar pelo excelente comentário e de conteudo muito importânte para orientar minha trajetória como coordenador politico.
    Aproveitando ainda a oportunidade, gostaria que me encaminhasse algumas orientações importantes para candidaturas para vereador em 2012, pois fui convidado para coordenar a campanha de um advogado militante. Desde já agradeço a atenção dispensada. Um abraço.

    Responder
  11. Cemir
    nov 7 2010

    OLÁ MEUS PARABÉNS DO SEU TRABALHO …

    SO CANDIDATO PARA VEREADOR EM 2012…

    SO JOVEM TENHO 27 ANOS NÃO TEMOS RECUSOS AINDA, COMO QUE POSSO TER ISSO???

    Responder
    • LUCIANO BUZINELI
      set 2 2011

      Cemir, bom dia, estou na mesma situação que vc, 2012 será minha primeira candidatura a vereador! Tbem não tenho recursos acredito realmente na minha vivencia, experiência de vida entre outros… Ja recebeu informações sobre captar recursos? me reenvier se conseguiu por favor, vamos trocando informações, ok? abrcs e boa sorte!

      Responder
      • aninha
        jul 10 2012

        tb pego gancho com essa informaçao , sou novata nessa eleiçoes , e vou te dizer como é dificil a primeira vez ,nao temos experiencias de nada , como arrumar , recursos ?? aguardo desejando boa sorte pr vc!!

      • Rachel
        jul 17 2012

        Olá, minha mãe é canditada a vereadora. Não temos recursos financeiros e gostaria de informações de como captar recursos, como você fala no post de set de 2011. Agradeço a atenção.

  12. Maria
    dez 15 2010

    boa noite!
    Gostei muito desse site, sou esposa de um ex vereador por dois mandatos e futuro candidato em 2012.Ele já foi presidente de associação de moradores,tem um trabalho constante,no momento ñ é vereador mas continua ajudando a comunidade fazendo mudança etc. Hoje é diretor regional de bairros.Gostaria de receber dicas de como organizar uma campanha,slogam etc..já que ñ temos recursos precisamos nos organizar. Desde já agradeço!

    Responder
    • maria palma de Assis palma campos
      jul 12 2012

      Sou candidata a veriadora e não estou coseguindo um bom texto pro meu santiho

      Responder
  13. Elton Serafim
    dez 25 2010

    Parabéns pelo excelente trabalho que você vem desenvolvendo a frente deste site. Tem sido muito proveitoso para mim (20), pois estou aprendendo muito para encarar as eleições em 2012.

    Grato,

    Elton Serafim

    Responder
  14. João Almeida
    jan 12 2011

    Olá sou João Almeida e gostaria de parabenizar não só o seu trabalho mais o seu vasto conhecimento na área da politica,bom sou jovem e estou entrando na politica não tenho nenhum recurso só o apoio dos amigos e familiares, porém gostaria que você me ajuda-se formulando se possivel um projeto de campanha e/ou um programa de mandato.

    Desde já meus sinceros agradecimentos.

    Responder
  15. ATENISON CÉO
    mar 16 2011

    PARABENIZO PELA ORIENTÇÃO, A FORMA NATURAL COM QUE PASSA AS INFORMAÇOES, MUITO ÚTIL, GOSTARIA QUE ME ENVIASSE UM PLANO COMPLETO PARA UMA COORDENAÇÃO À CANDIATURA A PREFEITO 2012, muito obrigado aguado resposta.

    Responder
  16. mar 20 2011

    Parabéns pelo site muito bom.
    Tenho este ano me convidaram para sair candidata a vereadora.
    Poderiam me enviar artigos que podem me ajudar a fazer uma boa campanha.
    Desde já agradeço.

    Responder
    • mar 20 2011

      Perdão pelo erro…ignore o tenho…bjs

      Responder
  17. osias
    abr 2 2011

    sou bazin em 2012 sou candidato sou evangelica , jovens ,universitario .presidente do centro academica ,popular , e espotista ;;; me de algumas dicas …to esperando ,,,

    Responder
  18. Oziel Ferreira Lelis
    abr 21 2011

    ola, meu nome é Oziel Lelis sou vereador pela primeira ves, meu municipio tem aproximadamente 15.000 eleitores e fui eleito com 611 votos, e estou pensando concorrer as eleiçoes de 2012 para prefeito, e queria fazer um trabalho voltado pra juventude.
    e penso fazer uma reforma politica na minha cidade .
    aqui se falam muito em dinheiro pra vencer as eleiçoes mais eu acredito muito na honestidade do meu povo.
    como você é uma verdadeira ensiclopédia humana da politica, preciso da sua ajuda.
    deis de já agradeço
    feliz pascoa você e familia

    Responder
  19. Lillyan Bezerra
    abr 22 2011

    Olá, gostaria de um slog muito bom para a campanha 2012.
    de um Senhor, que teve sua vida interira dedicada ao município, já foi vereador por 7 vezes, hoje atual vice-prefeito.
    Onde eh visto como um homem honesto, que ama a cidade.

    Me ajudem !

    Responder
  20. Flávio
    maio 25 2011

    Olá, meu nome é Flávio, resíduo em Simões Filho Ba.
    Lí todo o conteúdo deste site, é muito proveitoso adorei.
    Pela 1ºvez estou pré-candidato a vereador na minha cidade e gostaria de receber em meu E-mail algo que podesse me ajudar muito na minha campanha,
    temos acima de 70 mil eleitores, considero como uma cidade viciada em troca de votos, juntamente com um grupo temos lutado p/ mudar isso.
    Qual conselho nos daria para fazer uma campanha diferente e marcante?
    e algumas opniões sobre frase do slogan diante do que já te passei
    algo representando o novo, mudança.
    Desde já, muito obrigado.

    Responder
  21. Arley
    jul 1 2011

    Olá, parabéns pelo site, ótimas dicas, estou ingressando na politica em 2012, com apoio da família e amigos! Conto com mais dicas, estarei visitando regularmente este site! Abraço ARLEY ROGÉRIO DA COSTA- JESUITAS PR.

    Responder
  22. Luciana Santos
    ago 25 2011

    gostei das dicas mas não consegui formular um slogan que comine comigo.

    Responder
  23. VALMOR AQUINO
    set 3 2011

    OLA GOSTEI MUITO DE SUAS DICAS .PARABENS ESTOU ME CANDIDATANDO A VEREADOR NO MEU MUNICIPIO .SOU POLICIAL MILITAR APOSENTADO GOSTARIA DE RECEBER ALGUMAS IDEIAS DE ISLOGAN PARA A MINHA CANDIDATURA.OBRIGADO

    Responder
  24. marcílio
    set 5 2011

    Boa tarde!
    Gostaria que me enviasse uma dica do meu slogan,pois sou pré-candidato a vereador em 2012.
    A minha cidade aos longos dos anos,vem sofrendo muito com administração atual.Por isso vou me candidatar,pois como eleitor não aguento mais tanta miseria e injustiça.
    Sou jovem,evangelico,popular,quero representar meu bairro e ideias.
    tenho algumas dicas,mais não sei se são boas.
    Hora de renovar a Câmara!
    Chegou a hora de mudar!
    Um irmão para toda hora!
    Um irmão para toda Obra!
    Você ver,Você acredita!

    Responder
  25. isabela aparecida ponce ribeiro
    set 7 2011

    boa tarde!
    oi sou Marecela, irei me candidatar pela 1ª vez a vereadora do meu municicpio,em Tocantins,entrei nesse site achei o que realmente eu procurava, referencias sérias, textos firmes e coesos,parabéns pelo site. peço ajuda á vocês, se poderem me mandar discursos, slogan que falem sobre a valorização do ser humano algo humanitário.
    ficarei grata. muito obrigada!

    Responder
    • Regina Alipio
      set 29 2011

      Prezado!!!!
      Sou candidata a vereadora no pleito de 2012, gostaria que me desse idéias para slogan de campanha, de preferência algo em torno da importancia da mulher no processo politico. Já concorrir nas eleições passada, ficando como suplente, perdendo as eleições por 06 votos. Sou do PT-do B

      Responder
  26. livia
    set 9 2011

    Ola, boa tarde ,

    Venho pela primeira vez candidata em 2012 a vereadora, sempre trabalhei com turismo e faço alguns serviços sociais em comunidades,mais estou a procura de um slog de campanha, sera que pode mim ajudar? tenho 33 anos , mae de 2 filhos , casada.

    Responder
    • mar 20 2012

      Enfrentando desafios, sempre na luta e conto convosco.
      Para fortalecer as conquistas, VAMOS TRABALHAR JUNTOS!

      Responder
  27. set 12 2011

    Oi, achei muito interessante esse blog de vocês. Meu pai vai se candidatar pela 1ª vez a vereador no interior da Bahia. Meu pai tem 40 anos e popular. Gostaria que vocês nos ajudassem a escolher um slogan para a campanha, algo envolvendo trabalho, ou qualquer outra coisa que nos ajudassem…nossa cidade tem 70 mil habitantes, mas a venda de votos é algo que acontece com frequência. Obriigada. Desde já, agradecida. Envie a resposta pelo meu email…

    Responder
  28. Mírian
    set 12 2011

    Olá, sou do RH de uma mineradora, trabalho com pessoas e eventos, minha cidade tem 37 mil habitantes. Meu esposo trabalha com remoções em ambulancias. Nos filiamos a um partido, e resolvi tb ser candidata a vereadora. Quero dicas p slogan de campanha e orientações p fazer um bom trabalho, pois nos falta recursos financeiros. Sou meio q popular e minha força de vontade diz que vou vencer apesar de ser a primeira vez. Preciso de dicas! Grata desde já.

    Responder
  29. beto
    set 22 2011

    Boa noite sou beto
    Gostari que mim orintacem ser possive qua a melho maneira,de usa o sloga { beto do pt. contando com voçê:,Em defesa da igualdade social } para eleição 2012 sou conhecido por beto do pt sou prestador de serviso de moto taxe.

    Responder
  30. marco antonio
    set 25 2011

    Estou participando de uma campanha politica para vereador
    Gostaria que me ajudasse,,, me dando algumas dicas, textos, qualquer coisa que venha a ser útil para que Eu possa fazer um trabalho de campanha legal. ( O forte da candidata é o trabalho social ).

    Responder
  31. Reginaldo mendes
    out 14 2011

    Parabéns pela publicação! Também acho que o slogan não precisa necessariamente ter combinações de palavras com rima, mas “grudar” no ouvido das pessoas a ponto de transmitir aos demais sem intensão de propagar.
    Tenho intensões politicas em minha cidade, mas no momento atuo como coordenador de campanha de meu pai (Vereador), não tenho conhecimentos com estratégias políticas, as que uso provém do ouvir do povo e do candidato da oposição. Caso tenham disponibilidade de algum material relacionado a estratégias políticas, favor enviar-me para por em prática de vitória.

    Obrigado!

    Responder
  32. Valmiro Correia De Andrade
    out 22 2011

    Parabéns pelo site…
    Meu nome é Valmiro mais conhecido como mirão aqui na região de Vazante pela primeira vez candidato vereador e conto com a ajuda de vcs para me mandar algumas dicas de como fazer um discusso discreto e bom para que as pessoas gostem e votem em mim .
    AQUI SE FALA MUITO EM DINHEIRO MAS EU PREFIRO SER DISCRETO!!! SE NAÕ FOR MUITO INCOMODO ME MANDE PARA O MEU IMEIO UM ESLOUGUE QUE COMBINE COMIGO!!! DESDE JÁ AGRADEÇO OBRIGADA!!!

    Responder
    • Valmiro Correia De Andrade
      out 22 2011

      outubro 22, 2011 às 5:51 pm
      Parabéns pelo site…
      Meu nome é Valmiro mais conhecido como mirão aqui na região de Vazante pela primeira vez candidato vereador e conto com a ajuda de vcs para me mandar algumas dicas de como fazer um discusso discreto e bom para que as pessoas gostem e votem em mim .
      AQUI SE FALA MUITO EM DINHEIRO MAS EU PREFIRO SER SINCERO!!! SE NAÕ FOR MUITO INCOMODO ME MANDE PARA O MEU IMEIO UM ESLOUGUE QUE COMBINE COMIGO!!! DESDE JÁ AGRADEÇO OBRIGADA

      Responder
  33. Regiane Santos Barboza
    out 30 2011

    Olá Meu nome è Regiane tenho 27 anos, sou Assistente Social e Gostaria que me enviasse uma dica do meu slogan,pois é a minha 1ª vez e sou pré-candidata a vereadora em 2012. Sou uma que vim de família pobre lutei muito e hoje tenho minha profissão e venho fazendo um lindo trabalho com as famílias carentes inclusive com o Idoso. Quero deixar bem Claro de que estou nessa profissão pq já passei por várias situações ruins e o que vejo hoje no meu campo de atuação profissional não é novidade para mim, pois já vivenciei. Diante disso é que surgiu o desejo por me canidatar ao cargo de vereadora por que quero lutar pela minha categoria profissional que não é valorizada como deveria e também lutar para uma melhor qualidade de vida dessas pessoas sofridas.Gostaria de algo que fale sobre a renovação com a minha canidatura abrangendo tambémos os direitos e a valorização como ser humano.

    Obrigada!
    Na minha Cidade A maioria dos vereadores são de 40 anos 60 anos de idade e desde de jovem na política e nada acontece.

    Responder
    • abr 15 2012

      Parabéns gostei das dicas vou concorrer a vice-prefeito na minha cidade, valeu a dica para a escolha do nosso slogan de campanha.
      Sou vereador de tres mandatos. em Nova Hartz – RS.

      Responder
  34. KARLA KARINNE MONTEIRO NUNES
    nov 8 2011

    Vou concorrer as eleições em 2012 ,,e confesso que estou aprendendo muito aqui.
    Peço se for possivel vc me enviar por e-mail mais dicas,,pq desse site ja ”consumi” quase tudo,ja escrevi,,li reli,,.

    bjo parabéns pelo trabalho

    Responder
  35. Paulo Gustave.
    nov 8 2011

    Boa tarde!Fui canditado a vereador e não ganhei o ano que vem vou de candidatar novamente, estou querendo uma dica de um slogan que seja forte. Tenho como abjetivo fazer muitas obras sociais pois é uma região onde tem muita carência em vários fatores. Estou pensando em algo que tenha haver com mudança. Obrigado!

    Responder
  36. wando
    nov 10 2011

    ola gostei muito das sua ideias, sou funcionario publico sou candidato a vereador por minha cidade,goataria que me desse alguns ideias de slogan para minha campanha de 2012, abrigado.

    Responder
  37. veronica
    nov 11 2011

    gostei, pela dica!!

    Responder
  38. rogerio da funeraria
    nov 26 2011

    olá sou Rogerio Oliveira Costa. bastante conhecido na cidade – por Rogerio da Funerária< sou pré candidato para as eleições de 2012
    estou muito confiante nesta luta, Jovem e por ser uma pessoa muito solidária, se puder me ajudar com meu slogan vou ficar bastante agradeçido. estamos na luta para divisão do nosso estado, eles nunca olharam para nossa região, agora com a revolta do povo, eles estão fazendo de tudo para que isso nao acontaça, pq eles vão perder bilhões de arrecadação. eu ja perdi as contas de quantos carros quebrei indo para xinguara. nem asfalto nao tem, so buraco o asfalto acabou faz tempo. isso pq eu moro dentro da maior reserva mineral do mundo. que vergonha para os nossos governantes.
    abraço…… muito obrigado

    Responder
  39. bira
    nov 28 2011

    sou coodenador de campanha politica. vou coodenar uma campanha para prefeito o candidato é joven quero que vc mim ajude no sloga (porto rico do maranhao)muito obrigado

    Responder
  40. waldjane
    nov 29 2011

    Boa tarde!
    Gostaria de receber alguns slogans para a campanha politica do meu marido, entramos atraves de uma brincadeira, só que, as pessoas gostaram da idéia e agora querem ele para candidato a vereador…. enfim, não temos muita experiência nessa area de divulgação e gostaria que vcs nos orientassem, bjossssss

    Responder
  41. Ricardo
    jan 11 2012

    Sou Ricardo Neves, estou entrando em contato pra pedir umas dicas para campanha de verador, pois estou em contato com a presidente de meu partido PP, e pretendo lançar candidatura nes te ano de 2012.

    abraço e PARABÉNS PELO SITE
    Ricardo Neves
    32 8465-1976

    Responder
  42. marilisi
    jan 15 2012

    Boa Tarde!

    Pretendo a me candidatar a uma vaga de Vereadora pela primeira vez, sou de uma cidade pequena que está em fase de mudanças sou de familia humilde, porem muito esforçada trabalhei 20 anos na área da saúde mas por ironia do destino me aposentei por causa de uma moléstia séria,quando fiquei parada resolvi prestar vestibular para uma renomada universidade federal e para surpresa fui aprovada e hoje sou acadêmica do curso de Pedagogia.
    Sinto necessidade de ter sempre uma meta a alcançar, sou bem conhecida no município e tenho trabalhos na área social com os menos favorecidos. gostaria que você me ajudasse a fazer um slogan para a minha candidatura, sou do partido do atual Prefeito que está muito bem.fez uma mudança geral e está indo a reeleição.

    Grata desde já.

    Responder
  43. charles
    fev 17 2012

    sou um jovem que pretendo ser candidato a vereador agora em 2012 mais preciso da ajuda de vcs meu pai e candidato a prefeito agora tambem ele ja foi vereador 4 mandatos aqui no municipio me dar umas dicas para organizar a nossa campanha ok. obrigado

    Responder
  44. joao batista pereira
    mar 22 2012

    sou cordenador de campanha e gostarias de umas ideias nova esse candidato ele é locutor de uma radio e como uso isso para o bem da canpanha dele e como consequir fundos de canpanha abraço

    Responder
  45. abr 20 2012

    Algumas ideias….. REGIANE SANTOS, Força Jovem na Câmara……….. / REGIANE SANTOS – Juventude e Experiência…… / Chega dos Mesmos, Agora é REGIANE SANTOS, Juventude pra Mudar

    Responder
  46. maio 5 2012

    olá estou pré- candidato e gostaria que me enviassem
    dicas de planejamento de campanha.

    Responder
  47. ubiratan
    jun 18 2012

    gostaria que vc me enviasse slogaqn para canpanha de prefeito do meu sobrinho ele .ejoven tem 20 anos. obs o nome lugar (PORTO RICO DO MARANHAO)

    Responder
  48. jun 20 2012

    Estou precisando da ajuda de vocês. Meu namorado será candidato a vereador, precisamos de um slogam sugestivo que usasse o seu nome:JUNIOR, e algumas dicas importantes, para sua campanha. No aguardo! Obrigada

    Responder
  49. joão Luiz
    jun 25 2012

    oi
    o meu pre candidato a prefeito é ortopedismo conceituado tem ajudado ao povo da cidade por longos anos e esta bem nas pesquisas de opinião mais precisa de um slogan pra campanha o nome da cidade é colinas

    Responder
  50. josilma araujo
    jun 25 2012

    olá,farei parte de uma coordenação de campanha para vereador no pleito de 2012, e preciso de umas orientações para o planejamento da mesma.desde ja agradeço por sua ajuda.

    Responder
  51. LUCIELMA MARIA DE SOUSA
    jun 26 2012

    LUCIELMA MARIA DE SOUSA
    JUNHO 27,20012 10:59
    BOM DIA! PRETENDO ME CANDIDATAR A UMA VAGA DE VEREADORA PELA PRIMEIRA VEZ NA MINHA CIDADE DE IPIRANGA PIAUÍ,E DIA 29/06/2012 SERÁ A CONVENÇÃO DO PARTIDO.GOSTARIA DE SABER COMO FAZER UM DISCURSO O QUE FALAR.NÃO TENHO SERVIÇO PRESTADO,NÃO SOU POLITICA SOU BEM POPULAR POR TRABALHAR COM EMPRÉSTIMO PARA APOSENTADOS E PENSIONISTA E JÁ ANDEI FAZENDO ALGUNS PROTESTO NA ÁREA DE SAÚDE.SOU DETERMINADA E BUSCO SEMPRE OS MEUS DIREITOS.

    Responder
  52. sandra nascimento
    jun 26 2012

    sou assistente social a 15 anos com esperiencia na area social e saude mental gostaria de um slogan e um projeto pois nao tenho esperiencia na politica e vou ser candidata em 2012 se puder me ajuda dicas de campanha adorei seu blog

    Responder
  53. Josefina Meneses Ramos
    jun 28 2012

    Sem experiência, buscava como organizar uma campanha para vereador. Meu marido é candidato e estou arrumando sua campanha
    …Amei suas idéias, suas dicas, tudo que vc diz de como se fazer uma campanha. Agradeço seu desprendimento, sua disposição em ajudar, sem qualquer remuneração. Já tenho um ponto de partida e é por aí que vou seguir. Obrigada. Josefina Meneses Ramos, meu marido é José meirivaol Ramos junior e tem 36 anos.

    Responder
  54. ANAISIA DE ARAUJO BATISTA, conhecida como: ISINHA BATISTA
    jun 29 2012

    BOM DIA! PARABENS PELA EXPLANAÇÃO . ESTOU CANIDATA PELA PRIMEIRA VEZ EM CAICÓ RN. 40 MIL ELEITORES, 10 VEREADORES COM REPUTAÇÃO ABALADA POR DIVULGAÇÃO PELO RAADIO DE PROPINAS ENTRE ELES. VAGAS AUMENTADAS PARA 15 .
    PRECISO DE UMA FRASE DE IMPACTO , DIFERENTE.
    SOU PEDAGOGA, ESPECIALISTA EM PSICOPEDAGOGIA, TRABALHEI EM ESCOLA PUBLICAS COMO DIRETORA, SECRETARIA MUNICIPAL: DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, TURISMO , ADMIISTRADORA DO MAIOR COMPLEXO TURISTICO DA CIDADE E DA REGIÃO ´DO SERIDÓ, SECRETARIA MEIO AMBIENTE EM PARCERIA COM SEC. DE OBRAS.
    GOSTARIA MUITO DE FAZER A DIFERENÇA EM TRABALHOS PELO BEM DE NOSSA CIDADE, SOU ALEGRE, REWPONSAVEL, HUMILDE, DETERMINADA E POPULAR. NÃO TENHO RADICALISMO, PORTANTO SOU DINAMICA E ME COMUNICO E CONVIVO COM TODAS AS CLASSES SOCIAIS SEM NENHUM CONSTRANGIMENTO PARA MIM SÃO PESSOAS CIDADÃO E QUE MERECEM RESPEITO COMO EU.

    GOSTARIA TAMBEM SE POSSIVEL NESTE MESMO EMAIL ME AJUDASSE TAMBEM NA ESCOLHA DAS MUSICA DE CAMPANHA, QUE SEJA UMA DE IMPACTO E MEMORIZAÇÃO DO MEU PERFIL/NOME E OUTRA SENTIMENTAL COM MESMO PROPOSITO. TENHO 47 ANOS. HÁ 26 ESTOU ENVOLVIDA COM POLITICA MEU SOGRO FOI UM GRANDE POLITICO ASSASSINADO A 44 ANOS E ATÉ HOJE É LEMBRADO. MEU ESPOSO FOI CANIDATO EM 86 ,MAS NÃO CONSEGUIU SE ELEGER A LEGENDA NÃO PERMITIU.
    HOJE ELE É VEREADOR EM OUTRO MUNICIPIO,DESEPCIONOU-SE.

    Responder
  55. Fernando
    jun 29 2012

    olá sou fernando pereira ramos esto candidato a veriador de nova nazaré e que ganhar esta politica

    Responder
  56. ZELIA MARIA FRANCISCO GAMA PEREIRA
    jul 1 2012

    olá,sou pré candidata a vereadora,e gostaria de receber dicas como devo proceder com os eleitores,e algumas ideias com projetos relacionados a educação,saúde e a mulher.

    Responder
  57. CONSUELO OLIVEIRA
    jul 2 2012

    olá gostei muito do blog .parabénss. gostaria muito que me desse dicas de islogan para campanha de veriador.

    Responder
  58. Hellienay Freire
    jul 2 2012

    Muito boa as informações! Gostaria de receber por e-mail se possivel mais informações sobre coordenação de campanhas politicas, pois estou prestes e ser uma coordenadora.

    Responder
  59. jul 3 2012

    É porisso que a política não funciona, vocês viram o tanto de pré-candidatos que escreveram neste site. E vocês viram o tanto de ERRO DE PORTUGUÊS. Se eu fosse do senado, o primeiro projeto de lei que eu faria é;
    1- Para ser um político tem que ter no mínimo 2º grau completo;
    2- Avaliação do candidato através de provas (tipo vestibular) com perguntas relacionadas ao seu município, estado e país;
    3- Em hipótese alguma dar uma segunda chance para ficha-suja;
    4- Não dar a chance para filhos dos fichas-sujas (pois filhos de ratos, um dia rato será), assim como acontece hoje em Brasília.
    ETC…ETC…ETC…

    Aí quem sabe teríamos um país melhor para viver, porque enquanto o brasileiro continuar votando em ladrões, mafiosos e palhaços de circo??? Reclamar pra quê?

    Responder
  60. Rose
    jul 4 2012

    Sou candidata a vereadora no pleito de 2012, gostaria que me dessem algumas dicas de slogan de campanha, de preferência da importancia da mulher no processo politico.

    Responder
  61. jul 6 2012

    genissousa,fui sec. desenvolvimento social ,sec.saude vereador de mandato mais votado no munucipio de gov.mangabeira-bahia,concorrendo a eleição para vereador qual o isloga que encaixa melhor para me.obrigado.

    Responder
  62. elisete dutra souza
    jul 6 2012

    o meu amigo e candidato a vereador me de um incentivo” a força da humildade é a perseverança da minha luta”

    Responder
    • cila schulman
      jul 6 2012

      Olá, Elisete. Você não acha que a frase é um pouco longa para servir como slogan? Pense na aplicação em um adesivo, em uma praguinha, no seu tempo de televisão… Que tal usar apenas a primeira metade? Funcionaria? Abs e boa sorte!

      Responder
      • Luma
        jul 8 2012

        quero ser candidata e quero ser eleita com fé em deus,gostária de receber dicas de como ajudar as mulheres da minha cidade

  63. gracieli ferré francisco
    jul 9 2012

    ola !! estou candidata a vereadora da minha cidade e gostaria de uma dica para um slogan .

    Responder
  64. Glandia Correa
    jul 9 2012

    Sou candidata a vereadora no pleito de 2012, gostaria que me dessem algumas dicas de slogan de campanha, de preferência da importancia da mulher no processo politico. sou funcionária pública a 32 anos

    Responder
  65. marai de fátima da silva
    jul 9 2012

    Sou candidata a vereadora neste ano,fui pega de surpresa,não estava preparada para a missão.Sou professora em outra cidade,apesar de ter exercido várias funções na educação da cidade que sou candidata,minha terra natal,meu pai outrora foi vereador e vice-prefeito,portanto gostaria de dicas de slogan de campanha,valorizando a importância da mulher no processo ligado a educação.

    Responder
  66. Caue Alvarenga
    jul 10 2012

    Parabéns pelo trabalho, primeira vez que entro nesse site e fiquei encantado.

    Estou coordenando uma campanha de um candidato em Paraty/Rj, preciso de algumas sugestoes de slogan, se puder me ajudar, ficarei agradecido!
    Meu candidato é da posição e tem 51 anos, de familia tradicional, sempre envolvido com eventos esportivos e sociais.

    Obrigado.

    Responder
  67. Luan Costa
    jul 13 2012

    Sou candidato a vereador pela primeira vez e gostaria de um slogan de campanha alguma coisa que fale sobre juventude

    Obrigado

    Responder
  68. carmo jose domingues branco
    jul 13 2012

    Oi sou candidato a vereador na cidade de Conchas/SP, pelo PT – Carmo Branco 13.123
    trabalho como voluntario em um clube de futebol e toco uma escolinha de futebol com mais ou menos 100 alunos.
    O meu foco na campanha será o esporte e lazer para todas as crianças.
    Quero que me ajude com um slogam.
    desde já muito obrigado.

    Responder
  69. BOM DIA! PRETENDO ME CANDIDATAR A UMA VAGA DE VEREADORA PELA PRIMEIRA VEZ NA MINHA CIDADE DE ipixuna do pará

    ,E DIA 29/07/2012 SERÁ o PRIMEIRO COMICO .GOSTARIA DE SABER COMO FAZER UM DISCURSO O QUE FALAR.NÃO TENHO SERVIÇO PRESTADO,EU SOU POLITICA SOU BEM POPULAR POR TRABALHA COMO ASSESSORA DO PREFEITO E MINHA PROPOSTA ESTA FOCADA NA ÁREA DE SAÚDE E ESPORTE E E.SOU DETERMINADA E BUSCO SEMPRE OS MEUS DIREITOS.

    Responder
  70. Manu dos Santos
    jul 16 2012

    Olá, sou candidata a vereadora pela primeira vez. Gostaria de receber ajuda com ideias de slogans, frases que deixasse minha campanha animada e que chamassem a atenção dos eleitores. Sou professora de séries iniciais e luto por uma educação com mais qualidade, sou muito realista, gosto de sinceridade.Quero fazer a diferença.
    Obrigada se for atendida!
    Mande resposta pelo meu email.

    Responder
  71. fernanda silva
    jul 17 2012

    boa tarde gostaria de umas dicas para fazer a coordenação de campanha para uma vereadora da classe baixa o publico alvo seria os que estão em vulnerabilidade social

    Responder
  72. Cristiane Conde Sato dos Santos
    jul 19 2012

    Boa noite, parabéns pelo trabalho!
    Esta sendo muito útil a todos, no meu caso a minha sogra esta candidata este ano a vereadora ela é professora e gostaria de dicas para o slogan de sua campanha!
    Obrigada.

    Responder
  73. leandro ( bolinha)
    jul 19 2012

    BOA NOITE.
    ESTOU PARTICIPANDO DAS ELEIÇÕES DESSE ANO, QUERIA SABER SE PODERIA MOMTAR UM SLOGAN PARA CAMPANHA ( SOU CONHECIDO COMO BOLINHA MEU NUMERO E 22222 , BOA ATUAÇÃO NO ESPORTE-SAUDE-EDUCAÇÃO) FICO ESPERANDO POR UMA RESPOSTA POSITIVA.

    ELEANDRO SOUZA

    Responder
  74. simone
    jul 21 2012

    peço que me ajude a escolher um slogan pra minha campanha sou candidta e profissonal da saude ja fiz alguns trabalhos na comunidade agradeço

    Responder
  75. Edivania Honorato
    jul 24 2012

    BOM DIA! SOU CANDIDATA A VEREADORA MEU NOME E EDIVANIA, NUMERO 17123, TRABALHO NA SAUDE E NO SOCIAL,GOSTRIA DE MONTAR MEU SLOGAN.AGUARDO RESPOSTA. EDIVANIA HONORATO

    Responder
  76. elvira
    jul 28 2012

    PARABÉNS,pelo trabalho,sou candidata a vreadora pela primeira vez ,trabalho no serviço social e com grupos de idosos ,gostaria de dicas,para minha campanha ,obrigada.

    Responder
  77. Telma Marques 13010
    ago 4 2012

    Sou candidata a vereadora no pleito de 2012, gostaria que me dessem algumas dicas de slogan de campanha, de preferência da importancia da mulher no processo politico. sou funcionária pública, secretaria de saúde, varginha mg, negra mãe de 3 filhos, criei sozinha.

    Responder
  78. Marilane Lopes
    ago 8 2012

    Boa tarde meu nome é Mari sou candidata a vereadora em belém, mais não tenho nenhuma experiencia no ramo politico, sou marinheira de primeira viagem, gostaria de saber se vcs pode me ajudar a criar um slogan pra mim e como coordenar minha companha politica. ..
    gostaria q o slogan fosse bem criativo pra chamar atenção de todos… sou do PR meu nº é 22.580. obgd

    Responder
  79. GILVAN
    jun 11 2013

    MEU SLOGAN PARA A ELEIÇÃO QUE IREI CONCORRER AO CARGO DE DEP. ESTADUAL EM 2014 AQUI EM PE: “INOVAÇÃO, PERSONALIDADE E RESPEITO”. ABRAÇOS… CARIOCA 2014…

    Responder

Deixe um comentário

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários