Pular para o conteúdo
23

A ARTE DE CRIAR JINGLE PARA CAMPANHA ELEITORAL

Paulo Garfunkel*

Quando se cria um jingle político, deve se achar um bom refrão. Não é só o primeiro passo, é mais de meio caminho andado.

Reze pra que o “freguês” tenha um nome sonoro, que abra boas possibilidades de rimas e que não facilite nenhuma paródia venenosa. Nunca se deve dar munição ao inimigo, certo ?

Escolha com cuidado junto à estratégia da campanha o conceito básico e o gênero musical de acordo com a região e o público-alvo antes de desenvolver o seu jingle. A obra tem que ser coerente com a imagem, a marca e as expectativas do candidato. Vá além do briefing, que pode ser bem ou mal passado. Briefing a cavalo também tem pra burro.

Use idéias contidas no discurso do candidato, palavras com as quais ele se identifique. Soa mais verdadeiro, cola mais na imagem dele.

Não adianta fazer um rol de slogans ou de obras realizadas. No calor da luta, no correr da canção, não fixa nada e denota muita intencionalidade. O eleitor é gato escaldado.

Um bom jingle tem que emocionar, convencer e grudar na orelha.

Partidos, partidos, negócios à parte, o poder de comunicação de uma canção é incontestável. E pode ser uma arma em mãos erradas, he, he, he! (risada de vilão de cartoon).

* Paulo Garfunkel é compositor , roteirista e sócio-diretor da In Sonoris, produtora de trilhas para discos, filmes, comerciais, jingles e programas de rádio.

23 Comentários Comente
  1. Jair Francisco
    jul 21 2008

    Queria saber se na eleição 2008,posso jingle com paródia em melodias da cantores famosos( Assoiar a tetra de minha paródia, a trilha sonora de um cantor famoso.

    Responder
  2. Jair Francisco
    jul 21 2008

    posso fazerr jimglee con paródia um uma trilha melodica de cantor famoso?

    Responder
    • KAE
      out 14 2009

      Se a música escolhida for de domínio púplico sim,caso contrário você tem que pedir autorização, não ao cantor mas ao compositor da obra, pagando ou não a ele os direitos autorais …aí isso é ele que tem poder de decisão se cobrar ou não, fora disto …é furada! O camarada pode levar processo do autor pela Lei do direito autoral 9.610/1998

      Responder
  3. ago 8 2008

    mim mande uma mostra jingles.boa tarde

    Responder
  4. Carolina
    ago 8 2008

    Sabe que ontem mesmo estava comentando com a mãe sobre os jingles, o quanto eles “grudam” no nosso cérebro quando bem feitos, no entanto, quando são ruins não apresentam resultado nenhum!

    Eu sou apaixonada por jingles (e pelas campanhas), mas são os jingles que embalam esses meses de trabalho. Os meus cds de jingles de campanha estão na pilha de cds mais ouvidos, mesmo sendo de campanhas passadas, são bonitos e gostosos de ouvir…. de arrepiar mesmo!

    Além de chamar atenção dos eleitores, os bons jingles conquistam as crianças e elas saem cantarolando jingles e acabam pedindo o voto dos pais.

    Criar jingle é mesmo uma arte… pra poucos!

    Responder
  5. set 30 2008

    eu queriia saber sobre tuudoo das eleiçoes

    Responder
    • Miranda Muniz
      mar 17 2012

      Data: 7 de outubro (domingo)
      Cargos em disputa: Prefeito e vereador
      Convenções para escolha de candidatos: 10 de junho a 30 de junho/12
      * Só pode ser candidato quem estiver filiado a partido político, no mínimo, há um ano.
      Consulta: tse.jus.br

      Responder
  6. andrea chagas
    jan 3 2012

    oi boa tarde ! sou pré candidata a vereadora andrea chagas município de guarulhos para as eleições de 2012 ptb,gostaria de saber se vc fas o cd jingles e quanto cobra pelo seu trabalho.ou suas dicas .

    Responder
  7. jun 24 2012

    Sou primário em concorrer um pleito eleitoral, peço aos leitores deste um apoio para criar um Jingle para minha campanha a camará de vereadores do município de serra no espirito santo.meu num. é (12sou 333) sob nome para a campanha (Tavares) plano de governo é o social e o meio ambiente, juntos teremos uma saúde muito mas regular! sou uma pessoa muito bem relacionada na área social, sempre cuidei bem do meio ambiente onde moro, tanto em orlas, cuidando das vegetações das restingas para evitar erosões e outros riscos, quanto em queimadas nas vegetações. assim venho através que me ajudem a fazer um jingle com este enredo.antecipadamente agradeço a quem de direito vier colabora! meu email almir.lost@hotmail.com ( fec idem + almir tavares tavares. um abraço

    Responder
    • jul 16 2012

      boa noite,gostaria de seu email para nos comunicar,sou candidata a vereadora de uma pequena cidade e queria fazer uns jingle.

      Responder
    • Paulo Antosko Junior
      jul 26 2012

      Olá, crio jingles para campanha eleitoral, estou interessado em criar seu jingle. meu E-mail é pauloantosko@gmail.com

      Responder
  8. jul 6 2012

    JINGLES (MÚSICAS) PARA CAMPANHA POLÍTICA DE CANDIDATOS: …”Mega Inspiração” …Sou Compositor da Escola de Samba Grande Rio (Duque de Caxias) e também Compositor Musical de Variados Gêneros. Elaboro Rápido com muita Criatividade de Textos, Ritmos e Estilo Músicas para Campanhas Políticas. Confira! …Contato: (21) 2652-3254 / 9673-2410 – Jorge Benett – Jingles para Campanhas Políticas- Publicidade – Artes Gráficas & Projetos de Marketing para Política.

    Responder
    • Aline Lima
      jul 9 2012

      Vc poderia me ajudar. favor me informar o seu email.

      Responder
      • Alfredo José Santana
        jul 19 2012

        Se possível me enviar uma música boa e bem atrativa para que os eleitores possam gostar e ter gosto pela música

  9. ana léia
    jul 16 2012

    OI BOA NOITE SOU CANDIDATA A VEREADORA NO MUNICIPIO DE GAVIÃO NA BAHIA , É O PREÇO FAZER UM A MUSICAS

    Responder
  10. Fernando
    jul 16 2012

    Olá, me chamo Fernando e crio jingles para campanhas publicitárias e políticas. Moro em Praia Grande, litoral de São Paulo e meu telefone de contato é (13) 9742-0485 ou pelo email nando_simpatico@hotmail.com. Qualquer coisa estou as ordens!

    Responder
  11. verginia.paula@ig.com.br
    ago 2 2012

    meu mome e amarildo ribas sou candidato a vereador do municipio de campo magro Paraná e gostaria de fazer um JINGLES COM ESTILO DA MUSICA SERANEJA QUAL SERIA O VALOR GRATA

    Responder
  12. ago 2 2012

    Olá, Moro em Floripa e, nas melhoras horas do dia faço alguns Jingles, tenho para Políticos e Empresas, fiz uma para Ministra Maria do Rosário na Camapanha de Dep. Federal, estou produzindo para SC, RS e PR tenho bem poucos pedidos, pois o mercado é cruel, fazem paródias, plágios… e não cobram nada, desvalorização total da Classe, e os Políticos choram demais para pagar, sabendo que este produto pode render um bom salário (a eles).
    To aqui 48.9147.8300

    Responder
  13. ago 10 2012

    vc me ajudou ! obrigadoo’

    Responder
  14. ago 17 2012

    Faço jingles para campanhas políticas.
    Meu telefone: 11 (2368-9901) ou pelo celular da TIM (11) 98295-3519
    Meu email:
    takewalkonthewildside@yahoo.com.br

    Responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. Música e eleições – vale a pena ler « Blog Rápido e Rasteiro
  2. Suzano: A importância do jingle eleitoral « Cenário Político

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Observação: HTML é permitido. Seu endereço de e-mail nunca será publicado.

Assinar os comentários

%d blogueiros gostam disto: